Ensino Médio no Ideb: escola do Ceará é a melhor unidade estadual do Brasil

Blog do  Amaury Alencar
0

 


Estado tem 22 escolas entre as 100 melhores públicas da edição 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Foto: Helene Santos)

A consistência dos avanços na educação cearense continua sendo atestada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado pelo Ministério da Educação na última quarta-feira (14). A rede estadual cearense tem 22 escolas de Ensino Médio entre as 100 melhores públicas do Brasil. E a Escola Família Agrícola (EFA) Padre Eliésio dos Santos, situada em Ipueiras, no Sertão dos Crateús, figura como a melhor unidade estadual do País, com nota 7,5.

A Escola Família Agrícola alterna sala de aula e campo, com foco no projeto de vida dos estudantes (Foto: Reprodução Instagram) 

Considerando todas as escolas públicas, a EFA de Ipueiras fica atrás somente da Escola Preparatória Cadetes do Ar, unidade federal localizada em Barbacena (MG). “Não apenas temos 22 escolas entre as 100 melhores do Brasil no Ensino Médio. É uma imensa satisfação termos 10 escolas entre as 30 melhores públicas do Brasil. Ainda mais considerando que elas se localizam em diferentes municípios, e com diferentes formatos de estruturação pedagógica. Esse é um sinal claro de como desenvolvemos um ensino de excelência, independente do tamanho do município”, celebra o governador Elmano de Freitas.

Quando avaliados o Ensino Médio tradicional e o Ensino Médio integrado à Educação Profissional, o Ceará tem o terceiro melhor resultado do Brasil no Ideb (4,6), consolidando a liderança na Região Nordeste ao lado de Pernambuco. Espírito Santo e Goiás lideram (4,8), com Paraná na segunda posição (4,7). A média do Brasil foi 4,1.

 Ideb 2023: Ceará tem a melhor rede pública do Brasil no Ensino Fundamental e a terceira melhor nota no Ensino Médio

Mais tempo de qualidade na escola e um currículo diversificado são fundamentais para minimizar o abandono escolar e garantir que a trajetória estudantil tenha êxito. Por isso, o Governo do Ceará avança rumo à universalização do tempo integral, hoje ocupando 75% da rede estadual.

“Buscamos que os jovens encontrem unidades escolares atentas à sua realidade. Nas Escolas Estaduais de Ensino Médio de Tempo Integral, temos a característica de ofertar um itinerário atraente para nossos jovens. Na Educação Profissional, nossos cursos técnicos são ofertados de acordo com a demanda do mercado de trabalho local, para que o jovem conclua o Ensino Médio já com boas chances de empregabilidade. A Escola Família Agrícola tem um formato diferente, que alterna sala de aula e campo. Independente do tipo de jornada, o compromisso é com um ambiente que incentive nossos alunos a trabalhar em prol do seu projeto de vida”, explica a secretária da Educação, Eliana Estrela.

A rede estadual do Ceará é formada por um total de 512 Escolas em Tempo Integral, sendo 132 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), 367 de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs), 12 Escolas do Campo e 1 Escola Família Agrícola. Essas unidades de ensino estão distribuídas em 175 municípios com o atendimento de mais de 177 mil alunos.

O Governo do Ceará avança rumo à universalização do tempo integral, hoje ocupando 75% da rede estadual (Foto: Thiago Gaspar) 

O ministro da Educação, Camilo Santana, defende a pactuação entre União, estados e municípios para ampliar o acesso à educação e apoiar a trajetória dos estudantes. “São importantes políticas [educacionais] de equidade e inclusão, para traçar a estratégia para que a gente não perca ninguém, inclusive os mais pobres. Por isso criamos o Pé-de-Meia, para garantir frequência e aprovação”, destaca o ministro.

Ideb

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice, que varia de 0 a 10, é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.

إرسال تعليق

0تعليقات
إرسال تعليق (0)