Socorro Acioli lançou seu primeiro livro em 2014. Foto: Divulgação
Paulo Junior
Socorro Acioli, escritora cearense, foi indicada ao Troféu Juca Pato 2024. A premiação reconhece o intelectual do ano, e é concedido pela União Brasileira de Escritores (UEB) desde 1962.
A premiação tem como objetivo reconhecer autores que tenham lançado livros que repercutiram nacionalmente no ano anterior, fazendo com que o autor se destaque. Pontua-se que o troféu considera todas as áreas do conhecimento. O prêmio considera, ainda, que os livros devem contribuir para defesa da democracia e dos valores humanos e republicanos.
Socorro Acioli concorre com o livro “Oração para Desaparecer”, lançado em 2023 e considerado um dos maiores sucessos da última temporada literária. Ela concorre com outros quatro autores: Eliane Potiguara (livro ‘O vento espalha minha voz originária’), João Silvero Trevisan (livro ‘Meu irmão, eu mesmo’), Mírian Leitão (livro Amazônia na Encruzilhada) e Maria Valéria Rezende (livro ‘O Mistério do Digiolho’)
A divulgação do vencedor do prêmio será feita em 20 de novembro. Lembra-se que entre os ganhadores da honraria está a escritora cearense Rachel de Queiroz. Mais recentemente o troféu foi entregue a nomes como Conceição Evaristo e Ailton Krenak.