Foto: Reprodução
Uma fuga em massa de presos foi registrada em um presídio do Ceará na noite deste sábado (03). Os detentos fugiram da Unidade Prisional Olavo Oliveira II, que fica localizada na cidade de Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com as primeiras informações, os detentos teriam rendido os policiais penais e roubado as armas dos agentes. No momento da fuga, os presos teriam ainda trocado tiros com os policiais.
Uma mega operação das forças de segurança do Estado está em andamento para recapturar os fugitivos. O helicóptero da Ciopaer (Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas) também está nas diligências em toda a região das proximidades do presídio.
O Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindppen-CE) acompanha a fuga do presídio para prestar assistência aos servidores que foram vítimas dos detentos. Segundo o sindicato, dois policiais penais foram rendidos quando levavam um preso para uma cela. Um dos agentes foi algemado e amordaçado pelos presidiários que estavam armados com armas artesanais, conhecidas como “cossocos”.
O outro policial foi levado como refém pelos presos que roubaram as armas de fogo, incluindo escopetas calibre 12 e pistolas. Apontando uma arma para a cabeça do policial penal, os presos saíram das celas e foram caminhando para fora da unidade prisional. Antes de fugirem, eles trocaram tiros com os agentes.
Informações repassadas pelo Sindicato dão conta de que entre 30 e 50 presos teriam fugido, mas, ainda não há a confirmação de quantos detentos conseguiram escapar. Parte dos detentos já teria sido recapturada.
gcmais.com