Look desenvolvido por Artur Leovegildo, discente de Design da UFCA, com inspiração na história da Beata Maria de Araújo. Foto: arquivo pessoal
Artur Leovegildo, estudante do curso de Design Universidade Federal do Cariri (UFCA), é um dos 10 finalistas do terceiro Desafio Sou Algodão + Casa de Criadores: concurso nacional que revela novos talentos da Moda autoral do país.
Artur Leovegildo produziu uma coleção inspirada na Beata Maria de Araújo, protagonista do Milagre da Hóstia, em Juazeiro do Norte. O episódio ficou conhecido como o primeiro milagre de Padre Cícero, quando uma hóstia teria se transformado em sangue na boca da beata, ao receber a comunhão feita pelo religioso.
Intitulada “Exposição de fatos extraordinários”, o estudante foi desafiado a criar uma coleção cápsula com seis peças, todas compostas por, pelo menos, 70% de algodão entre tecidos e malhas. Para o estudante, a coleção cápsula pode ser vista como uma forma inovadora de revisitar a história da Beata Maria de Araújo: “É algo que sai do convencional e acredito que possa despertar a curiosidade das pessoas sobre o assunto, [além de] levar o nome dela [para outros lugares], uma personagem de fundamental importância para história do Cariri”, afirmou.
Ao todo, 960 trabalhos de todo o país se inscreveram para o desafio. Na final, cada região do país estará representada por duas coleções. O evento está programado para novembro deste ano, em São Paulo, durante a 55ª do evento “Casa de Criadores”.
O grande vencedor do desafio receberá R$ 30 mil para confecção de sua coleção e entrará para o line-up oficial da edição 2025 do “Casa de Criadores”.