Nesta terça-feira (13), o jornalista, radialista, escritor e colunista cearense Lúcio Brasileiro será homenageado com o lançamento do livro que retrata os 85 anos de sua vida e 69 anos de militância ininterrupta na imprensa. O nome da obra é “Lúcio Brasileiro: a vida como Obra de Arte”, de autoria do jornalista e literato Reginaldo Vasconcelos, presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ).
A proposta foi inicialmente feita pelo empresário Beto Studart, amigo de longa data de Lúcio, em uma reunião no mês de março, quando se comemorava os 85 anos do jornalista. Na ocasião, o empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) desafiou Reginaldo Vasconcelos a concluir e entregar a biografia até o dia 13 de agosto, como será feito.
Reginaldo, junto de um grupo de membros da ACLJ, realizou longas entrevistas com Lúcio Brasileiro, reunindo material fotográfico, coligindo uma série de depoimentos de amigos e fazendo resenhas de todos os cinco livros que o jornalista publicou. A tarefa foi cumprida no prazo, com a produção de uma obra de mais de 300 páginas, em edição de luxo, ilustrada em policromia, com capas duras e exemplares numerados.
Francisco Newton Quezado Cavalcante, mais conhecido como Lúcio Brasileiro, nasceu no dia 6 de abril de 1939, no município de Aurora, no interior do Ceará. Tornou-se um dos grandes nomes do jornalismo cearense, iniciando sua trajetória em 1955 no jornal Gazeta de Notícias, quando escrevia sobre a vida social de Fortaleza. Passou por diversos veículos, como Correio do Ceará, Rádio Clube, Verdes Mares, TV Jangadeiro e Jornal O Povo, onde é colunista até os dias atuais.
O Estado Ce