A Federação Brasileira de Bancos e o Ministério da Justiça e Segurança Pública assinaram, um Acordo de Cooperação Técnica para viabilizar ações rápidas e eficientes no combate a fraudes, golpes e crimes cibernéticos. O acordo possibilita a troca de conhecimentos, tecnologias e metodologias, além de oferecer capacitação e colaboração para desenvolver projetos e atividades de interesse comum.
O acordo prevê a criação, em cerca de 30 dias, de um grupo de trabalho com entidades e empresas de vários setores para debater o tema e construir uma política pública de prevenção e combate a fraudes, golpes e crimes financeiros, chamada de Estratégia Nacional de Segurança Financeira. Em três meses, deverá ser apresentado um esboço da proposta conjunta de combate a fraudes, golpes e crimes financeiros.
O acordo reforça a parceria entre a Febraban e o Ministério da Justiça no combate ao crime. Desde 2007, o Projeto Tentáculos centraliza notícias-crime de fraudes em um só repositório de dados. Entre 2018 e 2023, foram realizadas cerca de 200 operações, com o cumprimento de 445 mandados de busca e apreensão e 85 prisões. Outro Acordo de Cooperação Técnica, que conta com a participação da Polícia Federal, prevê a troca de informações, com foco em ações educativas, preventivas e repressivas contra crimes cibernéticos.