Na véspera da convenção de Evandro, Lula se emociona em discurso ao ampliar Pé de Meia

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Cumprindo agendas no Ceará, Lula anunciou, ao lado do ministro Camilo Santana e do governador Elmano de Freitas, que mais de 1 milhão de estudantes no país serão incluídos no programa

Por Igor Magalhães

Discurso de Lula ocorreu na véspera da convenção do PT para lançar candidato a prefeito na Capital | Foto: Igor Magalhães/O Estado

A participação do presidente Lula (PT) na cerimônia para ampliação do Programa Pé de Meia, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, foi marcada pelo discurso emocionado de Lula. 

Essa foi a segunda agenda oficial do presidente no Ceará nesta sexta-feira (2). Pela manhã, Lula esteve no Porto do Pecém onde sancionou projetos ligados à transição energética, entre outras ações. Já pela tarde, o presidente anunciou expansão no benefício aos alunos do Ensino Médio, ao lado do ministro Camilo Santana (PT), do governador Elmano de Freitas (PT), de deputados e outras autoridades.

O Pé de Meia vai ter mais 1,2 milhão de estudantes beneficiados pelo programa no país, sendo 47 mil deles do Ceará, conforme anunciou Camilo.

Quando  foi discursar, Lula se emocionou mais de uma vez, em especial quando falou da importância da educação em sua vida, lembrando sua trajetória de vida, iniciada no sertão de Pernambuco até o momento em que se tornou presidente da República. “Sou o primeiro filho da minha mãe a ter diploma primário, o primeiro a ter diploma técnico, o primeiro a ter televisão, o primeiro a ter geladeira, a ter um carro”, disse.

A um público repleto de estudantes, o presidente incentivou que os jovens persistam nos estudos.“Não desistam da escola. Estudem para ajudar seu pai e sua mãe para que tenham orgulho de vocês. Esta é uma oportunidade que está acontecendo hoje neste país”.

Lula defendeu os investimentos feitos no Pé de Meia, rebatendo quem vê a medida simplesmente como aumento de gasto público. “Eu não vou gastar dinheiro. Eu vou investir. Gastar eu vou se tiver que fazer cadeia para colocar essa juventude abandonada. Ai sim é gasto. Mas enquanto eu puder colocar dinheiro na educação, eu proíbo qualquer ministro meu de utilizar a palavra gasto. Educação é investimento”.

O presidente ainda participa de outro compromisso no Ceará. Ele tem presença confirmada amanhã (3) na convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, que vai oficializar  candidatura de Evandro Leitão (PT) a prefeito da Capital, tendo como vice na chapa Gabriella Aguiar (PSD).

AMPLIAÇÃO DO PÉ DE MEIA

O Programa Pé de Meia, iniciativa do Ministério da Educação no Governo Lula, vai incluir mais de 1 milhão de estudantes em todo o Brasil. No Ceará, onde já há cerca de 220 mil beneficiados, mais 47 mil jovens terão acesso ao benefício. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os novos contemplados começam a receber o auxílio já a partir de agosto. Já os alunos de EJA receberão o benefício em setembro, com o início do semestre letivo nessa modalidade de ensino

Criado para garantir a continuidade e frequência escolar dos jovens de baixa renda, o programa concede incentivo mensal de R$ 200 ao estudante do Ensino Médio, que pode ser sacado em qualquer momento, além de depósitos de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído com aprovação, que só podem ser retirados da poupança após a formatura no Ensino Médio.

Atualmente, o programa é voltado a estudantes de escolas públicas beneficiários do Bolsa Família. Desde o primeiro semestre de 2024, 2,7 milhões de jovens já receberam o incentivo.

Durante a cerimônia desta sexta-feira (2) para lançar a ampliação do programa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que quase meio milhão de jovens abandonam o Ensino Médio nas escolas públicas a cada ano no Brasil.

“Esse programa vem para dizer aos estudantes brasileiros que nós não queremos nenhum aluno fora da escola pública neste país. Porque somente através da educação a gente tem condições de transformar vidas. Não há nenhuma saída para o país e para a sociedade se desenvolver, gerar oportunidades, se não for através da educação”, afirmou Camilo.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)