A Comunidade do PARAÍSO que apresenta-se como a mais importante PROVÍNCIA ARQUEOLÓGICA DO ESTADO DO CEARÁ, recebeu último final de semana a visita de quatro italianas que estão no município, cumprindo uma experiência de intercâmbio cultural com o apoio da Paróquia de Nossa Senhora Sant¹Ana. Segundo Beatriz e Valentina, suas presenças no Brasil se devem à busca de experiências exitosas e nessa partilha e caminhada, vivi-se um percurso de fé e de conhecimento da realidade local. O que mais impressionou as jovens foi a realidade climática e geográfica que não é nada fácil.
A luta diária dessas famílias é algo de extraordinário especialmente pelo calor humano e a receptividade. Elas puderam sentir a beleza do acolhimento na Comunidade do Paraíso, experiência essa que levarão para a Itália seu País, cujo retorno está marcado para a próxima 5ª feira.
Na parada da comunidade, o grupo foi recebido pela líder comunitária e Profª Katiuce Guerreiro, que fez uma apresentação sucinta do trabalho que ora abraçam em prol do desenvolvimento local e municipal que terá reflexos no regional.
OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS QUE APRESENTAM ALTA DENSIDADE DA ARTE RUPESTRE SÃO VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE, UM ACERVO QUE PERTENCE À UNIÃO SOB OS CUIDADOS DA COMUNIDADE DO PARAÍSO.
Os inúmeros Sítios Rupestres fazem do lugar uma Província Arqueológica da maior importância para o Município que vê este legado do Homem Primitivo, uma importante ferramenta para o desenvolvimento local.
A luzida comitiva se impressionou com as belezas cênicas da geografia local, da conservação da biodiversidade e a responsabilidade comunitária para com este importante acervo nacional que tem o IPHAN como seu guardião maior.
PREFEITO VALDI COUTINHO, ATENDENDO APELO DA COMUNIDADE DO PARAÍSO ESTÁ RECUPERANDO A ESTRADA QUE LIGA A CIDADE DE INDEPENDÊNCIA A COMUNIDADE PASSANDO PELO DISTRITO SEDE DE EMATUBA.
Entendendo a importância do trabalho da comunidade do Paraíso o Prefeito Valdi Coutinho, autorizou em caráter excepcional a total recuperação da principal via que dá acesso a comunidade hoje, é o principal ponto turístico do município, apesar de, no município, existirem inúmeros Sítios Arqueológicos, a referida comunidade se organizou e está sabendo tirar dividendos sociais, culturais e turísticos.
O TURISMO, ESTE SIM, SERÁ A PRINCIPAL INDÚSTRIA QUE SE INSTALARÁ NO MUNICÍPIO QUE TERÁ REPERCUSSÕES POSITIVAS A NÍVEL REGIONAL.
Conversamos com o ambientalista Jorge de Moura, o melhor Monitor de Turismo do Brasil na marcante atuação Programa Nacional de Municipal do Turismo-PNMT, majestosamente conduzido por Anna Maria Marcondes, que fez o Brasil conhecer o Turismo.Toda e quaisquer ações do turismo no País, passa pelo PNMT.
Jorge de Moura nos adianta que, o potencial turístico do Município de Independência é surpreendente, este sim, será a locomotiva que irá impulsionar o desenvolvimento local, é esta a única indústria capaz de fazer a revolução local e não se iludam com promessas de locação de empresas porque, empresas de médio ou grande porte, não serão instaladas no município de Independência não porque o município não mereça, os entraves são sua posição geográfica, a falta de aeroporto, porto, ferrovia e a distância da capital são obstáculos que afastam quaisquer empresários. Será difícil até para o Governo do Estado ou da União concretizar esse feito.
O Potencial Turístico do Município de Independência na Área Arqueológica, será o pivô central para o seu desenvolvimento sustentável, essa indústria sim, acredito. Louvo a sensibilidade e a pronta ação do Prefeito Valdi Coutinho que está estruturando sua terra natal para receber essa indústria inovadora, ele está preparando o Município de Independência no tocante a infraestrutura e o embelezamento da cidade é outro atrativo de extrema importância.
Será preciso, a urgente reestruturação e melhoria da rede hoteleira local bem como dos bares e restaurantes para essa nova ordem, que se impõe. Será preciso investimentos nesses setores.
Lembro a população, que há um audacioso projeto em andamento e que obteremos êxito, a população especialmente a classe jovem será a grande beneficiada, as Ciências Arqueológicas, Cultura e o Bem Estar Social Coletivo, estão na mira do projeto que prevê a elevação do Paraíso à condição de Província Arqueológica aí sim, as mudanças positivas serão radicais e inevitáveis.
O entusiasmo e a responsabilidade da Comunidade do Paraíso, a priorização por parte do Poder Público Municipal e o envolvimento do IPHAN, SEBRAE/CE, SETUR e Ministério do Turismo-MT, representarão os vários SOL, que iluminarão a Terra de Senhora Sant'Ana.