A sessão plenária desta terça-feira, 3, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), única que será realizada nesta semana, contou com presença massiva dos parlamentares. A manhã teve posse de suplente e reuniu candidatos a prefeito de municípios cearenses.
Ao todo, 42 dos 46 deputados estaduais marcaram presença na sessão, sendo destes 29 de forma presencial, cerca de 63% do quórum total, e 13 pelo formato remoto. Dois parlamentares estão em missão especial e apenas duas faltas foram registradas.
Durante o ano, algumas sessões foram levantadas por ausências ou realizadas em poucos minutos até serem encerradas, o que gerou críticas de parlamentares da oposição.
Dos deputados presentes, quatro são candidatos às prefeituras de municípios cearenses, incluindo o presidente da Casa, Evandro Leitão (PT), postulante em Fortaleza.
Além dele, o deputado Cláudio Pinho (PDT), candidato em São Gonçalo do Amarante, Emília Pessoa (PSDB), candidata em Caucaia, e Lucinildo Frota (PDT), concorrente em Maracanaú.
Posse prestigiada de Martinha Brandão
Durante as atividades, Martinha Brandão (Cidadania) tomou posse como deputada estadual, assumindo como primeira suplente da federação PSDB-Cidadania, após licença de 120 dias da titular Luana Régia (Cidadania) para tratar de assuntos de interesse particular.
Martinha é atuante pela classe dos servidores da saúde e foi bastante reverenciada por apoiadores, amigos e familiares. Lideranças como a vereadora Enfermeira Ana Paula (sem partido), o candidato a vereador Márcio Cruz (PCdoB), o ex-senador e hoje secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda (PCdoB) e o presidente estadual do PCdoB, Luiz Carlos Paes.
Aprovação e votação de projetos
Ainda durante a sessão desta terça-feira, foram aprovados cinco projetos, sendo dois de lei e três de indicação. Em destaque está o 119/23 de indicação da deputada Larissa Gaspar (PT), que sugere a instituição do Programa de Combate à Intolerância Religiosa e de Defesa da Liberdade Religiosa na Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará.
Já o n° 160/23, do deputado Leonardo Pinheiro (Progressistas), propõe a disponibilização de médicos traumatologistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) administradas pelo Estado.
Foi também aprovada a urgência de uma proposição do Executivo de nome "Moto Segura" para auxiliar a recuperação de motocicletas.
o Povo