O município do Crato, distante 538 quilômetros (km) de Fortaleza, amanheceu sem uma de suas habitantes mais longevas nesta terça-feira, 17. Uma árvore centenária, localizada no bairro São José, foi cortada durante a madrugada, sem que os moradores da região percebessem. As informações são da rádio O POVO CBN Cariri.
Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente do Crato informou que o corte da árvore, numa área privada, ocorreu dentro de um processo legal. "A solicitação foi protocolada junto à pasta, que realizou a devida fiscalização no local."
De acordo com a Secretaria, diante da autorização o requerente se comprometeu, por meio de termo assinado, à compensação e deverá fazer um novo plantio, no período das chuvas.
A situação foi denunciada por habitantes do entorno nesta manhã, quando eles foram surpreendidos pela ausência da árvore no local. No ponto onde ficava o vegetal, restou apenas um pedaço do tronco, sem o mínimo sinal sobre o que foi feito com o resto da estrutura.
De acordo com a legislação do Crato, o corte, poda ou qualquer alteração na vegetação de vias urbanas é vedado aos órgãos de meio ambiente e, conforme a Lei Municipal N° 4.177/24, só pode ser realizado mediante laudo técnico que comprove risco de queda.
Entretanto, quem mora perto de onde ficava a árvore nega que ela apresentasse qualquer avaria ou até mesmo ameaça à segurança dos que trafegam pelo ponto.
Dentre as reclamações dos moradores, está a extinção da sombra da árvore em pleno B-R-O Bró, período em que as temperaturas ficam mais quentes no Ceará.
O POVO