Com prédio finalizado em outubro do ano passado, o Hospital Universitário do Ceará (Huce) tem uma promessa do governador Elmano de Freitas (PT) de ser liberado ao atendimento à população entre o final deste ano e o começo do próximo, apontou o gestor nesta quinta-feira (12) ao ser questionado pelo O Estado sobre o assunto.
A saúde pública tem feito parte do embate eleitoral, com acusações de André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil) e Eduardo Girão (Novo) ao prefeito José Sarto (PDT), que é também alvo de Evandro Leitão (PT). Entre Sarto e Leitão, contudo, o embate tem se dado diante da máquina pública, com o prefeito representando o Município e Evandro, indiretamente, o Estado, uma vez que é o candidato da gestão.
No início desta semana, Sarto voltou a chamar o Hospital da Uece de elefante branco, termo designado a obras públicas que demoram a ser entregues à população por razões como suspeita de desvio de recursos públicos.
Em junho deste ano, a previsão era de que se iniciasse a transferência de pacientes do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), que será desativado, para o Huce, porém a previsão não foi concluída.
“Essa é a nossa previsão. Nós estamos ainda comprando equipamentos, fazendo o acesso ao hospital pela Rua Betel e a parte do entorno do hospital. Então estamos ainda fazendo alguma parte de obra, a compra de equipamentos, a definição final da administração e da gestão do hospital”.
De acordo com o governador, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa-CE) e a Uece será as responsáveis pela administração do equipamento, ao qual o governador já se referiu como maior que o Instituto Dr. José Frota (IJF), unidade da gestão municipal. “Nós estamos trabalhando com cenário final do ano, começo do ano que vem”.