Esposa do saudoso Joaquim de Castro Feitosa, O PAI DA CAATINGA, que nos deixou um extraordinário legado, ela a também ambientalista, museóloga, historiadora, poetisa, escritora, educadora, arqueóloga e paleontóloga não de formação porém, conhece como ninguém ambas as áreas, é de uma visão de futuro extraordinária e de uma capacidade intelectual invejável.
As obras de maiores vultos desses dois ícones do Semiárido Nordestino, estão perpetuadas na Região dos Inhamuns especialmente, no Município de Tauá, que ostenta as preciosidades desses dois andarilhos da cultura, verdadeiros desbravadores das boas novas, colecionadores e caçadores de tesouros, graças a ousadia de ambos, idealizaram a Fundação Bernardo Feitosa - FBF que é mantenedora de uma da mais importantes Unidades Museológicas do Brasil o MUSEU REGIONAL DOS INHAMUNS, orgulho do Ceará e um bem da Nação Brasileira que se destaca, como a principal Colmeia da Cultura dos Inhamuns, lembramos a Biblioteca da FBF, ela é uma pequena mais importante ilha no meio do Oceano, a serviço da inteligência local e regional.
A importância da 1ª Dama da Caatinga para o Estado do Ceará é comparado ao Oceano Atlântico que banha a Capital do Estado, o seu Centenário será um acontecimento indelével para o Ceará e o Nordeste do Brasil. Se formos enumerar os feitos de Dolores Feitosa, terminaremos de registrar os em 24h, daí a importância dessa fantástica figura humana no seio da nossa sociedade, cuja vida e sua pessoa, é uma Reserva Moral que nos orgulha.
O blog do Amaury Alencar e o site Matheus Repórter Cariri, se junta à legião de amigos e admiradores dessa mulher guerreira e de fibra. Dona Dolores de Andrade Feitosa, 1ª Dama da Caatinga, receba antecipadamente, nossos votos de sorte e de feliz aniversário, que DEUS continue lhe proporcionando momentos de extrema felicidade com saúde, lucidez e sabedoria. Parabéns, porque a data é super especial, para a Senhora e todos nós!