Emoção na Pefoce de Juazeiro do Norte na hora da gratidão a familiares de doadores de órgãos e tecidos

Blog do  Amaury Alencar
0



Discursos emocionados e homenagens marcaram evento na Pefoce do Cariri (Foto: Reprodução)

 Um evento marcado por depoimentos emocionados, entregas de rosas e diplomas e testemunhos até de quem autorizou doação e, depois, recebeu. Na tarde desta quinta-feira (19), na Perícia Forense de Juazeiro, foram prestas homenagens a famílias doadoras de órgãos e tecidos. O evento denominado “Gratidão” trouxe ao Cariri a coordenadora do Banco de Olhos do Ceará, Lisiane Paiva Alencar, que coordenou o encontro aberto com um ato ecumênico.

Para ela, a celebração de um momento de generosidade quando a pessoa para de chorar um pouco pela perda de um ente querido para decidir pela ajuda ao próximo. Já o Pastor Ronaldo definiu o local do evento como um espaço que “talvez tenha manchas de lágrimas”, sendo transformado num ambiente de amor por parte de quem doou e gratidão dos receptores de órgãos ou tecidos. Um desses a autorizar doação foi o Padre Adalmiran Vasconcelos, Capelão do 2º BPM.

Ele lembrou que, após a morte de um irmão em acidente, não pensou duas vezes para garantir a doação. Aproveitou para ler a mensagem que o Papa Francisco dirigiu aos fiéis no Dia Mundial do Doador de Órgãos e Tecidos. O Banco de Olhos do Ceará prestou homenagens ainda à supervisora da Pefoce Germana Brito, imprensa e profissionais de saúde envolvidos na causa a exemplo do enfermeiro do HRC, Wágner Brito, coordenador regional do Banco.

Cinco pacientes transplantados participaram do evento, sendo três de córneas, um de coração e outro bilateral de pulmão. Jânio Marinho recuperou a visão num transplante de córneas há três anos e, hoje, é acadêmico de Medicina da FMJ. Há 9 anos, Geraldo Feitosa Júnior fez um transplante de coração e está com 63 anos “graças à generosidade e gesto de amor de quem autorizou”. Disse mais ser impossível mensurar a emoção e a gratidão que ficam no coração.

No primeiro semestre deste ano, o Ceará foi líder de transplantes de córneas em todo o Brasil com 633 procedimentos ou 144 a cada milhão de cearenses. O estado também se sobressai nos transplantes de fígado, sendo o segundo no Brasil, e de coração em terceiro lugar como líder no Nordeste em ambas situações. No Brasil, o Ceará está em quinto no ranking nacional de doadores efetivos de órgãos, com taxa de 25 doadores por milhão de habitantes.

                                Site Miséria 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)