A EEMTI João de Mesquita Braga, do distrito de Trapiá, em Santa Quitéria, recebeu o título de vice-campeã na 54ª Jornada de Foguetes, da Olimpiada Brasileira de Astronomia, em Barra do Piraí (RJ). O evento MOBFOG 2024, que aconteceu dos dias 9 a 12 de setembro, reuniu as três equipes que obtiveram os melhores alcances em suas escolas em todo o país.
O coordenador Agenor Alves e os alunos Luiz Fabiano e Sérgio Erick foram os responsáveis pela conquista. Na competição, o foguete com maior alcance leva o prêmio para casa. “Além de construir um foguete pelos próprios alunos, esse protótipo combinado com uma boa aerodinâmica e combinação, precisa do combustível (bicarbonato de sódio e vinagre). O quesito dedicação e a crença no potencial dos alunos por parte da comunidade escolar, fez toda a diferença”, detalhou o educador.
Essa é a terceira vez que Ceará leva premiações de vice-campeão na jornada, sendo uma vez pela EEEP Guiomar Belchior Aguiar (Cariré), em 2018; EEF Florencia Ferreira Neta (Varjota) e agora com Santa Quitéria. A premiação é diversa, sendo distribuídos troféus de campeão, vice-campeão, Menção Honrosa e medalhas de ouro, prata e bronze, além de bolsas no valor de R$ 300 para a equipe vencedora.
Sobre como essa conquista é vista, Agenor expressa: “Além de oportunizar às nossas crianças e mostrar a cada um que são capazes e que a escola vai além do chão da sala de aula, o conhecimento é amplo e infinito, basta acreditar e sair em busca”.
Há três anos, Santa Quitéria vem construindo referência em relação a mostra deste tipo de protótipos, sediando um evento intermunicipal. O último, ocorrido há três meses, reuniu mais de 200 participantes, empolgados pela ciência e tecnologia e no objetivo de que seus foguetes fossem o mais longe possíveis, para conquistar novos recordes.
A voz de Santa Quitéria