A atuação do TCE Ceará, o julgamento dos processos e a importância do controle social das contas públicas foram destacados para os estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) André Cartaxo, durante a Visita Cidadã Guiada realizada nesta sexta-feira (30/8). Cerca de 20 alunos da instituição do município de Mauriti foram recebidos no auditório do Instituto Plácido Castelo (IPC), pelo diretor-geral da Escola de Contas do Tribunal, Luis Eduardo Menezes.
O grupo é composto por alunos da disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas”, iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará, por meio do IPC, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB). Eles também participam da I Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas, etapa Fortaleza. “É muito importante recebê-los aqui para conferir o funcionamento do Tribunal e do IPC e ver de perto como orientamos sobre a aplicação dos recursos públicos. Sigam buscando esse aprendizado e contribuindo para o exercício do controle social”, comentou Luis Eduardo.
A visita foi conduzida pelo gerente de Planejamento e Execução de Soluções de Aprendizagem do IPC, Pedro Camelo, com o apoio da colaboradora Naira Marques. Além das instalações da Escola de Contas, os alunos também foram apresentados à Ouvidoria, ao Gabinete da conselheira Soraia Victor e à Presidência do Tribunal, além do Plenário do Edifício 5 de Outubro, onde ocorrem as Sessões presenciais.
A conselheira Soraia explicou algumas das espécies processuais, o funcionamento do Plenário Virtual e como é realizado o julgamento de processos nas Sessões presenciais e online. “Essa visita é essencial para que vocês vejam, na prática, o que estudam por meio da disciplina. É fundamental que vocês estejam próximos do Tribunal, vendo como trabalhamos, para que possam ser cidadãos mais conscientes sobre a aplicação dos recursos públicos”, assegurou. Também esteve no gabinete o secretário de Controle Externo, Carlos Nascimento.
Na Presidência, os estudantes foram recebidos pela procuradora-geral, Maysa Cortez, pelos assessores da Presidência, Meiry Mesquita e Moisés Oliveira, e demais profissionais que atuam no setor.
Os estudantes estavam acompanhados da professora da disciplina eletiva, Amanda Dativa, e do articulador do Protagonismo Infantil da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 20 (Crede) Seduc, João Filho. “É uma experiência maravilhosa porque fortalece o protagonismo estudantil dos nossos jovens, concretiza aquilo que eles trabalham em sala de aula e permite que conheçam a importância do papel do cidadão e das contas públicas, além do exercício de cidadania que temos que construir dia a dia na nossa sociedade”, comentou a docente.
Ingrid Luma está no 3º ano do ensino médio e aderiu à disciplina eletiva do TCE Ceará. “Essa iniciativa de poder incluir o estudo sobre o controle social é um fato que aproximou os alunos dessa questão política que ainda é tão distante de nós. Foi uma intervenção muito boa, me beneficiou bastante porque eu consegui entender um pouco mais sobre como funcionam todas essas áreas. Já aprendi conhecimentos sobre a Lei da Transparência, as Ouvidorias, a origem do dinheiro público e como ele é aplicado”, afirmou a estudante.
Saiba mais
O projeto Visita Cidadã Guiada tem como objetivo proporcionar aos estudantes de instituições de ensino de todo o Estado a oportunidade de conhecer o órgão em sua estrutura e funcionamento, colocando em prática os conteúdos aprendidos na sala de aula. As visitas podem ser agendadas entrando em contato com o IPC, pelo telefone (85) 3488 4855 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.
O grupo é composto por alunos da disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas”, iniciativa do Tribunal de Contas do Ceará, por meio do IPC, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB). Eles também participam da I Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas, etapa Fortaleza. “É muito importante recebê-los aqui para conferir o funcionamento do Tribunal e do IPC e ver de perto como orientamos sobre a aplicação dos recursos públicos. Sigam buscando esse aprendizado e contribuindo para o exercício do controle social”, comentou Luis Eduardo.
A visita foi conduzida pelo gerente de Planejamento e Execução de Soluções de Aprendizagem do IPC, Pedro Camelo, com o apoio da colaboradora Naira Marques. Além das instalações da Escola de Contas, os alunos também foram apresentados à Ouvidoria, ao Gabinete da conselheira Soraia Victor e à Presidência do Tribunal, além do Plenário do Edifício 5 de Outubro, onde ocorrem as Sessões presenciais.
A conselheira Soraia explicou algumas das espécies processuais, o funcionamento do Plenário Virtual e como é realizado o julgamento de processos nas Sessões presenciais e online. “Essa visita é essencial para que vocês vejam, na prática, o que estudam por meio da disciplina. É fundamental que vocês estejam próximos do Tribunal, vendo como trabalhamos, para que possam ser cidadãos mais conscientes sobre a aplicação dos recursos públicos”, assegurou. Também esteve no gabinete o secretário de Controle Externo, Carlos Nascimento.
Na Presidência, os estudantes foram recebidos pela procuradora-geral, Maysa Cortez, pelos assessores da Presidência, Meiry Mesquita e Moisés Oliveira, e demais profissionais que atuam no setor.
Os estudantes estavam acompanhados da professora da disciplina eletiva, Amanda Dativa, e do articulador do Protagonismo Infantil da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 20 (Crede) Seduc, João Filho. “É uma experiência maravilhosa porque fortalece o protagonismo estudantil dos nossos jovens, concretiza aquilo que eles trabalham em sala de aula e permite que conheçam a importância do papel do cidadão e das contas públicas, além do exercício de cidadania que temos que construir dia a dia na nossa sociedade”, comentou a docente.
Ingrid Luma está no 3º ano do ensino médio e aderiu à disciplina eletiva do TCE Ceará. “Essa iniciativa de poder incluir o estudo sobre o controle social é um fato que aproximou os alunos dessa questão política que ainda é tão distante de nós. Foi uma intervenção muito boa, me beneficiou bastante porque eu consegui entender um pouco mais sobre como funcionam todas essas áreas. Já aprendi conhecimentos sobre a Lei da Transparência, as Ouvidorias, a origem do dinheiro público e como ele é aplicado”, afirmou a estudante.
Saiba mais
O projeto Visita Cidadã Guiada tem como objetivo proporcionar aos estudantes de instituições de ensino de todo o Estado a oportunidade de conhecer o órgão em sua estrutura e funcionamento, colocando em prática os conteúdos aprendidos na sala de aula. As visitas podem ser agendadas entrando em contato com o IPC, pelo telefone (85) 3488 4855 ou pelo e-mail ipc@tce.ce.gov.br.