A população do Cariri ultrapassou a marca de um milhão de habitantes. A estimativa é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última semana. O órgão estima que a região tenha 1.080.326 habitantes, tendo como data de referência o dia 1º de julho de 2024. Do total, 303.004 são de Juazeiro do Norte, 138.232 de Crato e 80.217 de Barbalha.
Renan Albuquerque, chefe da agência do IBGE em Juazeiro do Norte, explica que as estimativas utilizam como insumo básico o crescimento populacional de cada município na última década, delineado pelas respectivas populações recenseadas nos dois últimos Censos Demográficos realizados. “As estimativas são calculadas aplicando-se um método matemático que tem como base diversos insumos, como, por exemplo, as projeções da população mais recentes e a tendência de crescimento populacional dos municípios”, explica.
De acordo com o chefe de agência, “as estimativas ajudam a determinar a distribuição de recursos financeiros e a alocação de serviços públicos de forma mais eficiente”, pois informações precisas sobre a população permitem que os governos planejem e implementem políticas nas áreas de saúde, educação, transporte, habitação e outros setores.
“Dados demográficos precisos são um atrativo para investidores, que buscam locais com mercado consumidor potencial e mão de obra qualificada. As estimativas do IBGE ajudam a demonstrar o potencial de crescimento econômico dos municípios e a atrair novos negócios, gerando empregos e renda”, conclui Renan, ao enfatizar que, em cumprimento ao dispositivo constitucional, as estimativas da população constituem o principal parâmetro para a distribuição, conduzida pelo Tribunal de Contas da União, das quotas relativas ao Fundo de Participação de Estados e Municípios.
Jornal do Cariri