a Escola de Ensino Fundamental Clara Alves de Araújo, em Iguatu, foi contemplada com uma biblioteca completamente revitalizada, por meio do projeto Territórios da Leitura. Iguatu foi uma das seis cidades cearenses a participar da iniciativa, que visa transformar bibliotecas em escolas públicas e incentivar o hábito da leitura entre os estudantes.
O “Territórios da Leitura” é uma iniciativa promovida pela Invento Produções Culturais e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio das empresas Vestas, Dakota e Cie Durametal, além de parcerias com a BG Soluções Sociais, o Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e as Secretarias de Educação das cidades beneficiadas. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A revitalização da biblioteca da Escola Clara Alves de Araújo incluiu uma série de melhorias significativas: a pintura do ambiente, instalação de móveis projetados, cadeiras coloridas, pufes, mesas, e a incorporação de equipamentos modernos como computadores, Smart TVs e ar condicionado. Além disso, foram acrescentados 200 novos livros de literatura infantojuvenil e jogos educativo-culturais. O projeto também promoverá oficinas literárias, contação de histórias, mediações de leitura e capacitações para educadores.
Patrícia Bezerra, bibliotecária e consultora do projeto, enfatizou a importância dessas transformações para o ambiente educacional: “As bibliotecas são locais de encontro com a leitura, socialização e criação cultural. Com a implementação deste projeto, estudantes, corpo docente e funcionários da escola poderão usufruir de tudo o que uma biblioteca bonita, acolhedora, bem equipada e com um bom acervo pode oferecer.”
5 mil beneficiados
O projeto “Territórios da Leitura” beneficiará mais de 5 mil estudantes em seis cidades do Ceará, incluindo Maracanaú, Quixadá, Iguatu, Russas, Trairi e Icapuí. A série de inaugurações começou em Maracanaú no dia 5 de setembro e se estenderá até o dia 16, com a última biblioteca sendo entregue em Icapuí.
Além das melhorias físicas e do enriquecimento do acervo, o projeto oferece um seminário virtual gratuito para educadores, que ocorrerá entre 28 de outubro e 1 de novembro. O seminário contará com palestras de especialistas renomados e será transmitido no canal do YouTube da Invento Produções Culturais. As inscrições para o seminário estarão disponíveis a partir do dia 7 de outubro no site oficial do projeto.
Jornal a Praça