Um incêndio no início da noite desse sábado (07), atingiu uma área de vegetação, às margens da CE-363, à altura da localidade de Guaribas, no Município de Tauá. O fogo atingiu a vegetação e por pouco não alcança uma cerca de uma propriedade particular, queimando apenas algumas estacas. Canos do sistema de abastecimento da vila foram atingidos. Às chamas foram controladas.
Acredita-se que o fogo foi colocado para brocar a área para futuras plantações, mas fugiu do controle. Para orientar a população, vai um alerta sobre a lei ambiental:
Conforme o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.
A lei protege não apenas a natureza, mas também assegura qualidade de vida para as pessoas e os animais.
É importante destacar que apesar de cultural, o fogo é danoso. Um pequeno foco de calor pode se tornar uma queimada maior neste período.
É necessário que toda a população se mobilize para reduzir a incidência das queimadas no município.
Repórter Edy Fernandes