Artur Leovegildo, estudante de Design com ênfase em Moda da Universidade Federal do Cariri (UFCA), é um dos dez finalistas do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. O concurso, voltado para estudantes de moda brasileiros, terá dois representantes por região do país na etapa final – Artur é um dos dois do Nordeste. Com a coleção “Exposição de Fatos Extraordinários”, ele homenageia Maria Magdalena do Espírito Santo de Araújo, conhecida como beata Maria de Araújo, que, junto ao Padre Cícero, protagonizou o acontecimento conhecido como Milagre da Hóstia.
Como relata, existem crescentes movimentos na região, feitos por artistas e educadores, que buscam validar a importância da beata Maria de Araújo para o desenvolvimento de Juazeiro do Norte e toda região do Cariri. “A partir dessa observação, percebi que o Design de Moda, sendo um forte instrumento de comunicação, poderia contribuir com essas ações”, afirma o estudante, ao dizer que a “Exposição de Fatos Extraordinários” nasceu ao utilizar como embasamento teórico a pesquisa de Dia Nobre sobre o assunto, além de buscar referências visuais em campo.
“É uma coleção cápsula, com seis looks, todos eles representando um aspecto importante da vida de Maria, como a ocorrência do milagre, os julgamentos direcionados à beata e a violação do seu túmulo”, explica Artur Leovegildo. A coleção é produzida com materiais feitos da fibra do algodão, fornecidos por patrocinadores do concurso, e ele também utiliza resíduos têxteis arrecadados através de doações.
“Essa 3ª edição do desafio bateu recorde de inscrições, com mais de 960 trabalhos inscritos. Desse montante, são selecionados 15 semifinalistas por região. Essa seleção é feita por cinco jurados que atribuem notas a cada projeto e resultam em dois finalistas por região. São dez projetos selecionados para a final, que ocorre em dezembro, na cidade de São Paulo, durante a 55ª edição da Casa de Criadores”, relata Artur.
Para chegar à final, Artur participou por muitas etapas: na inscrição, preencheu informações básicas e o processo da coleção, como conceito, croquis (esboços), produção de um look e um vídeo de apresentação. “Convido a todos os caririenses a conhecerem a história da beata Maria de Araújo através desse projeto que valoriza a nossa região e busca validar essa personagem de fundamental importância para o desenvolvimento do Cariri”, finaliza Leovegildo.
Por Joaquim Júnior