Região Centro Sul : em Jucás Grupo de escritores lança ‘Vakinha’ online para viabilizar lançamento de livros

Blog do  Amaury Alencar
0

 



O tradicional projeto “Vozes Jucaenses – Construindo o Caminho da Escrita” chega à sua 5ª edição em 2024, e, para dar vida às novas obras, um grupo de escritores de Jucás (CE) lançou uma campanha de financiamento coletivo online. O objetivo é arrecadar pouco mais de R$ 2 mil para cobrir os custos de lançamento de um livro coletivo, que será realizado no primeiro final de semana de dezembro.

Os organizadores, que fazem parte dos grupos Deleite Poético, Clube de Leitura Alumiar e Quintal de Poesias, apostam na união da comunidade para tornar possível mais um evento literário na cidade. Em anos anteriores, os próprios escritores se cotizaram para contratar uma editora e lançar cerca de 60 exemplares, além de organizar um evento de lançamento na Câmara Municipal de Jucás. Agora, eles esperam que a ‘vakinha’ online possa dobrar o número de escritores envolvidos e aumentar a tiragem de exemplares.

Mais escritores, mais vozes

A edição deste ano promete ser ainda mais inclusiva e abrangente, com a participação de 42 escritores locais o dobro da edição passada. O livro, que contará com 100 páginas, reunirá poesias, contos e textos diversos, oferecendo um espaço para as vozes jucaenses se expressarem sobre uma ampla gama de temas. A proposta é valorizar a produção literária local e fortalecer o vínculo da comunidade com a escrita.

“Jucás é um celeiro de escritores. Mas o fator financeiro barra essas publicações, realidade enfrentada por muitos autores independentes que, apesar do talento e dedicação, encontram dificuldades em financiar a publicação de suas obras”, afirma Anizeuton Leite, um dos membros do grupo organizador.

 

Tradição e mobilização comunitária

Desde a primeira edição do Vozes Jucaenses, o projeto se consolidou como uma plataforma de lançamento para escritores locais. Realizado anualmente na Câmara Municipal de Jucás, o evento já é um marco no calendário cultural da cidade, proporcionando visibilidade e reconhecimento para os autores da região.

Os organizadores esperam que, com o apoio da comunidade através da ‘vakinha’ online, seja possível não apenas continuar a tradição, mas também expandir o alcance do projeto. “Nosso sonho é que cada vez mais pessoas tenham acesso a essas histórias e poesias, e que a literatura jucaense seja conhecida além das fronteiras da nossa cidade,” acrescentou Anizeuton.

Como ajudar

A campanha de arrecadação está aberta para todos que desejam contribuir com a valorização da cultura local. Qualquer valor é bem-vindo e será fundamental para que o Vozes Jucaenses continue a inspirar e promover novos talentos na literatura. Os interessados em apoiar podem acessar a ‘vakinha’ online e fazer a doação, ajudando a manter viva a chama da escrita em Jucás.

Com o valor arrecadado, os organizadores pretendem cobrir custos de edição, impressão e organização do evento de lançamento, que novamente deve acontecer na Câmara Municipal, celebrando a literatura e a capacidade de organização e colaboração da comunidade jucaense. Chave pix: 5037456@vakinha.com.br


                                                     Jornal a Praça 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)