Operação da PC-CE prende secretária de administração e ordenador de despesas de Itatira

Blog do  Amaury Alencar
0

 



(Foto: reprodução)


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), realizou nesta terça-feira (17) uma operação que resultou na prisão da secretária de Administração de ItatiraFrancisca Mônica Martins Mateus; do ordenador de despesas do município, Francisco Orion Soares; de Francisco Antônio Melo MartinsFrancisco Alves Dias Júnior, também conhecido como "Júnior Biodiesel", e João Paulo de Oliveira Peixoto. A ação faz parte de uma investigação que apura crimes contra a administração pública, fraudes em licitações e contratações, além de lavagem de dinheiro.

Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra Antônia Miraice Martins Mateus, empresa Route Service, Carlos Douglas Almeida Leandro, e empresa Cariri Edificações Serviços e Conduções LTDA.

A operação teve como base inquéritos instaurados pela Decor em 2020 e 2022, que investigam supostos crimes contra a administração pública, especialmente relacionados à Lei de Licitações, ocorridos no município de Itatira nos últimos anos. Durante as investigações, foram revelados indícios de que o atual prefeito de Itatira, Zé Dival, estaria envolvido em uma rede de corrupção juntamente com seus filhos, desviando recursos públicos por meio de fraudes em licitações e contratações públicas, culminando em lavagem de dinheiro.

Após a conclusão da investigação, a DECOR solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) uma autorização para continuar as investigações acerca da suposta participação do prefeito Zé Dival, considerando a prerrogativa de foro. Após a autorização judicial, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência e gabinete do prefeito, resultando na apreensão de diversos bens e documentos, incluindo o aparelho celular do chefe do Executivo municipal.

Além disso, após a operação de busca e apreensão foi recebida denúncia anônima informando que Zé Dival seria o líder de um grupo criminoso atuante em Itatira. "O petitório continua indicando os indícios identificados durante a investigação e após o cumprimento da operação citada, a começar pela propriedade do veículo apreendido em posse do investigado", diz um trecho do documento.

Ainda de acordo com o documento, os Relatórios Técnicos produzidos a partir do aparelho celular apreendido do prefeito Zé Dival revelam indícios de má gestão no município, sem fiscalização adequada e com uso indevido de recursos públicos em troca de favores. O Relatório Técnico aponta, ainda, a participação ativa das filhas do prefeito.

Confira documento:

                         CN7 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)