Foto: Carlos Rodrigo |
Josenir Lacerda, cordelista e artesã cratense de 71 anos, é considerada uma das cordelistas mais importantes na história da cultura popular cearense. Diplomada mestra da cultura no estado, Josenir passou a ter um verbete na Wikipedia, graças ao trabalho do Núcleo de Artes (Nave): um projeto de cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Idealizado pela artista e pró-reitora de Cultura na UFCA (Procult/UFCA), Aglaíze Damasceno (que também assina a diretoria criativa do projeto), o verbete para Josenir Lacerda terá um lançamento, a ser realizado no Crato, às 19h da próxima sexta-feira, dia 13 de setembro de 2024.
O evento será realizado na Casa Azul (Rua José Carvalho, nº 162, bairro Centro) e contará com roda de conversa com Ludmilla Lacerda, filha de Josenir. A roda também terá participação do designer e colaborador do projeto John Balbino, com mediação da professora Aglaíze.
Antes, em outubro de 2022, o Nave também criou um verbete para a fotopintora caririense Telma Saraiva.
Aglaíze explica o processo de construção do verbete: “É um trabalho complexo, que levou mais de um ano para fazermos. Tem todo um trabalho técnico para dar forma ao verbete”, disse
Josenir Lacerda
Natural da cidade do Crato, Josenir Lacerda é uma poeta, cordelista e artesã, tendo sido diplomada Mestra da Cultura Popular do Estado do Ceará em 2022. A artista ocupa cadeiras na Academia dos Cordelistas do Crato e na Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
Josenir conta com dezenas de obras publicadas, já foi matéria duas vezes no Jornal Diário do Nordeste e é considerada uma das cordelistas mais importantes na história da cultura popular cearense, segundo o meio artístico regional do Nordeste.