Região Centro Sul : Encontro na URCA de Iguatu reúne alunos e candidatos à prefeitura em torno de projeto de terminal intermodal

Blog do  Amaury Alencar
0



 Encontro na URCA de Iguatu reúne alunos e candidatos à prefeitura em torno de projeto de terminal intermodal

 (Foto: Site Tribuna de Iguatu)



Ontem terça-feira, 10 de setembro, o campus da Universidade Regional do Cariri (URCA) em Iguatu foi palco de um importante encontro promovido pelos alunos do curso de Economia. O evento teve como objetivo apresentar à sociedade iguatuense e aos candidatos à prefeitura um projeto inovador e essencial para o desenvolvimento econômico e logístico da cidade: a criação de um terminal intermodal, ou "porto seco", em Iguatu, impulsionado pela passagem da ferrovia Transnordestina pela região.

O projeto, fruto de um extenso estudo realizado pelos alunos, apresenta um detalhado panorama econômico e educacional de Iguatu, incluindo uma análise das necessidades logísticas e de transporte da cidade. Este trabalho impressionou não apenas a comunidade local, mas também representantes do governo do Estado do Ceará e do Porto do Pecém, que marcaram presença no evento.

No final do encontro, dos cinco candidatos à prefeitura, quatro que estavam presentes: Ilo Neto, Sá, Augusto e Roberto Filho assinaram um termo de compromisso, no qual, caso eleitos, se comprometem a doar um terreno para a instalação do terminal. O projeto do terminal intermodal visa facilitar o transporte de cargas e atrair investimentos para Iguatu e região, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da cidade e seu entorno.

A Doutora Jaquelini de Souza, destacou a importância do alinhamento entre três pilares fundamentais para o desenvolvimento: educação, representada pela URCA; o Estado, em seus níveis federal, estadual e municipal; e a iniciativa privada. "Quando esses três estão alinhados para o desenvolvimento, então a coisa acontece", afirmou.

Jaquelini reforçou ainda que não há uma disputa entre as cidades para a instalação do terminal, como Iguatu, Quixadá, Quixeramobim e Missão Velha, pois as demandas de cargas são diferentes e podem ser atendidas por diversos terminais intermodais. "Nós estamos lutando por Iguatu e pela região Centro-Sul", concluiu.

Esse projeto, se concretizado, poderá colocar Iguatu em uma posição estratégica no mapa logístico do Ceará, conectando a cidade a grandes centros de distribuição por meio da Transnordestina e fortalecendo a economia regional.

Reportagem:  Lucinete Alves/Rádio Tribuna de Iguatu

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)