Seminário “Elas Mandam Bem – desafiando limites e quebrando barreiras” traz mulheres para inspirar outras a empreender. Evento gratuito reforça estratégia do Sebrae no fomento à paridade de gênero no empreendedorismo
O Sebrae Ceará, em parceria com a ArcelorMittal, promove no próximo dia 20 de setembro o seminário “Elas Mandam Bem – desafiando limites e quebrando barreiras”. O evento gratuito, que será realizado no auditório do Sebrae Ceará em Fortaleza, visa incentivar o empreendedorismo feminino e promover a igualdade de gênero no ambiente empresarial. As inscrições devem ser realizadas por meio deste link.
Com uma programação voltada para mulheres empreendedoras, líderes e profissionais interessadas em empreendedorismo, o seminário tem como objetivo empoderar mulheres por meio de palestras e paineis que apresentam histórias de sucesso. A expectativa é reunir cerca de 230 participantes, que poderão aproveitar as oportunidades de networking e troca de experiências.
Uma das histórias que valem a pena ser contadas (e ouvidas) é a de Luciana Balbino, que conduzirá a palestra “A força da liderança feminina”. Exemplo de superação e inovação no empreendedorismo feminino, Luciana conseguiu transformar a região da comunidade Chã de Jardim, localizada na zona rural de Areia, na Paraíba, por meio do turismo rural.
A empreendedora criou diversas atividades na região, como trilhas e uma galeria a céu aberto com pinturas nas fachadas das casas, além de abrir um restaurante que serve comidas regionais, utilizando produtos locais e focando na cultura da comunidade. A iniciativa gerou renda para a população local, oferecendo alternativas de sustento e evitando que as pessoas precisassem sair da comunidade em busca de oportunidades.
Compartilhando sucesso
O seminário traz como palestrantes mulheres que iniciaram seus negócios com apoio do Sebrae e, hoje, estão em destaque no mercado, afirma Cláudia Jane Gomes, analista do Escritório Regional Metropolitano do Sebrae em Fortaleza. “Muitas dessas meninas [participantes] nos relatam que, por meio dos eventos do Sebrae, conseguem ampliar os horizontes”, afirma a analista.
“A maior parte das palestrantes são mulheres locais. São mulheres que venceram o prêmio Mulher ArcellorMittal, ou o prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Então são mulheres que muitas vezes começaram bem pequenininhas, com a ajuda do Sebrae, e hoje já estão em outro patamar”, explica Cláudia Jane Gomes.
Programação
O evento contará com duas palestras e um painel. A abertura será realizada às 14h, seguida da primeira palestra, “A força do empreendedorismo feminino: case da Agência de Viagens KidsTour” com Sávia Arraes, fundadora da KidsTour, às 14h30.
Em seguida, às 15h30, ocorrerá o painel “Sou mulher, sou daqui, sou exemplo!”, com a participação de Fabrícia Vieira, do Sítio Mangará Produtos Agroecológicos, em Itapajé, e Graciele Sousa, natural de Amontada, à frente do Ecocamping Lumiar.
Às 17h, Luciana Balbino, conhecida por sua atuação na comunidade Chã de Jardim, na Paraíba, falará sobre “A força da liderança feminina”. O evento vai ser encerrado com sorteios às 17h50.
14h – Abertura e falas institucionais
14h30 – Palestra com Sávia Arraes – KidsTour
15h30 – Painel – Sou mulher, sou daqui, sou exemplo!, com Fabrícia Vieira (Sítio Mangará Produtos Agroecológicos) e Graciele Sousa (Ecocamping Lumiar)
16h40 – Momento Criando Conexões – minutinhos para conexão e networking.
17h – Palestra com Luciana Balbino – A força da liderança feminina
17h50 – Encerramento com sorteios
Estratégia combinada
O Sebrae Ceará realiza o evento como parte de sua estratégia de fomento à paridade de gênero no empreendedorismo. Além do seminário, a entidade possui programas específicos como o “Sebrae Delas”, que visa apoiar e fortalecer o empreendedorismo feminino, oferecendo capacitações e oportunidades voltadas exclusivamente para mulheres.
Venha fazer parte do Seminário Elas Mandam Bem – desafiando limites e quebrando barreiras
Onde: Auditório do Sebrae Ceará (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema – Fortaleza)
Quando: 20 de setembro, das 14h às 18h
Público prioritário: mulheres empreendedoras, líderes e profissionais interessadas em empreendedorismo feminino
O POVO