Unidades do Vapt Vupt em quatro cidades do Ceará vão abrir aos sábados para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) — o novo RG. A população pode procurar as sedes de Fortaleza, Maracanaú, Sobral e Juazeiro do Norte, mas o agendamento deve ser feito pela internet.
A estimativa do governo estadual é facilitar a emissão de 10 mil CINs para cidadãos com necessidades de urgência ou em situação de vulnerabilidade. O trabalho é uma parceria da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) com a Secretaria da Proteção Social (SPS).
- Fortaleza (sede da CHPB da Pefoce, unidades Vapt Vupt e Casas do Cidadão)
- Maracanaú (Casa do Cidadão)
- Juazeiro do Norte (Vapt Vupt)
- Sobral (Vapt Vupt).
O atendimento será feito exclusivamente com agendamento prévio pela internet.
A urgência pode ser justificada por motivos de saúde, trabalho, questões sociais ou outras situações.
A carteira de identidade é essencial para o acesso a serviços de saúde, emprego e benefícios sociais.
As carteiras de identidade emitidas antes da adoção do novo modelo, em janeiro de 2024, continuam válidas até o ano de 2032.
Agendamento
Os interessados que precisam da CIN em caráter de urgência devem realizar o agendamento online, justificando a urgência e anexando documentos comprobatórios.
Para acessar o serviço, o cidadão deve clicar na opção Emissão Carteira de Identidade – Casos Emergenciais” no portal, e seguir as etapas solicitadas.
As solicitações serão analisadas e priorizadas conforme os critérios de urgência, conforme o governo estadual.
O agendamento começou nesta quarta-feira (11), e a campanha emergencial ocorrerá mensalmente, como uma medida contínua para atender a população em situações emergenciais.
A nova campanha de emissão emergencial da CIN tem capacidade para realizar um total de 3.325 atendimentos a cada sábado, totalizando, aproximadamente, 10 mil atendimentos no final da operação.
Na ação deste mês de setembro, a Pefoce, por meio da Coordenadoria de Identificação Humana e Perícias Biométricas (CIHPB), será responsável por 875 atendimentos diários, enquanto as unidades do Vapt Vupt atenderão 2.210 cidadãos, e as Casas do Cidadão realizarão 240 atendimentos por dia.
O Governo do Ceará ressaltou que, além dessa ação emergencial aos sábados, o atendimento emergencial para emissão da CIN já ocorre diariamente em todas as unidades Vapt Vupt e em diversas unidades da Pefoce, atendendo cidadãos que necessitam do documento em caráter urgente, garantindo a prestação de serviços contínuos e acessíveis para todos.
Situações que permitem a emissão emergencial incluem:
- Urgências médicas: pacientes que precisem do documento para internação ou tratamentos emergenciais.
- Desemprego: cidadãos que necessitem do documento para buscar emprego ou participar de concursos públicos.
- Vulnerabilidade social: pessoas em situação de fragilidade social ou econômica.
- Viagens: necessidade de documentação comprovada para viagens.
- Estudantes: requerimento do documento para matrícula ou finalidades educacionais.
- Prova de vida: exigência do documento para procedimentos relacionados à Previdência Social/INSS.
- Benefícios sociais: para recebimento de auxílios municipais, estaduais ou federais.
- Públicos prioritários: idosos, pessoas com deficiência (PcD), gestantes, lactantes e pessoas com transtorno do espectro autista, conforme previsto em lei.
Fonte: G1 CE