TRT-CE lança canal de denúncia para combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho

Blog do  Amaury Alencar
0



TRT-CE lança canal de denúncia para combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho — Foto: Antônio Rodrigues

TRT-CE lança canal de denúncia para combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho — Foto: Antônio Rodrigues


Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Ceará (TRT-CE) anunciou a criação de um novo canal de denúncia para combater o assédio eleitoral no ambiente de trabalho. A medida, segundo o órgão, deve proteger os direitos dos trabalhadores e evitar práticas que violem a liberdade de expressão e de escolha política.

Assédio eleitoral é toda forma de distinção, exclusão ou preferência fundada em convicção, ou opinião política no âmbito das relações de trabalho, inclusive no processo de admissão.

"Configura assédio eleitoral, a prática de coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento, no intuito de influenciar ou manipular o voto, apoio, orientação ou manifestação política de trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho ou em situações relacionadas ao trabalho", explica o tribunal.

Como denunciar?

Para realizar uma denúncia, basta acessar o site de Denúncia de Assédio Eleitoral. O formulário eletrônico é simples e intuitivo e está disponível no Portal do TRT-CE, menu Ouvidoria, botão "Denúncia de Assédio Eleitoral".

Como funciona o processo?

Ao receber a denúncia, a Ouvidoria do TRT-CE encaminhará o caso às autoridades competentes, como o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Eleitoral. A identidade do denunciante será preservada em todas as etapas do processo.

A campanha estabelece os procedimentos a serem adotados pela Justiça do Trabalho em casos de assédio eleitoral.

 A Constituição Federal assegura a cidadania, a dignidade da pessoa humana e a liberdade de expressão, além de resguardar o cumprimento da legislação trabalhista que garante a liberdade de consciência, de expressão e de orientação política.

                                             G1 CE 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)