O Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, do Governo Federal, oferece descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda em todo o país. O benefício é concedido automaticamente para quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e atende aos critérios do programa.
De acordo com o gerente de crédito da Enel, Márcio Lisandro, o desconto é calculado com base no consumo de energia. Famílias que consomem até 30 kWh por mês têm direito a 65% de desconto. Aqueles com consumo entre 31 e 100 kWh recebem um abatimento de 40%.
Já para os que consomem entre 101 e 220 kWh, o desconto é de 10%. O programa é voltado para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, idosos ou pessoas com deficiência que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
No Ceará, o número de beneficiados pela Tarifa Social cresceu 9,2% no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, somando mais de 1,4 milhão de clientes.
No entanto, segundo a Enel, mais de 235 mil clientes no estado ainda não recebem o desconto, embora preencham os critérios para o benefício. O problema geralmente está relacionado à falta de atualização cadastral no CadÚnico.
Para garantir o desconto, Márcio Lisandro recomenda que os interessados procurem o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu município para regularizar a inscrição no CadÚnico.