O Selo UNICEF é uma iniciativa da Fundo das Nações Unidas para a Infância, que objetiva estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção , realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma agenda global acordada por todos os Estados Membros das Nações Unidas até 2030.
Os avanços dos municípios que aderem ao Selo UNICEF são visíveis em todas as áreas de atuação das comunas especialmente nos setores sociais, saúde, culturais e ambientais, reforça o ambientalista Jorge de Moura, Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, no município de Pacujá, Região Norte do Ceará, cujos resultados positivos impactam no seio da sociedade local.
Foi assim com a edição passada e a atual e aqui ele abre um parêntese para agradecer a visão de futuro, o compromisso com as CRIANÇAS e os ADOLESCENTES e com o próprio município de dois ex gestores municipais que fizeram a coisa acontecer, ambos gestores priorizaram as ações do Selo UNICEF por entenderem que o município tinha "status quo" para acompanhar as radicais mudanças exigidas. Trata-se dos ex prefeitos municipais Alex Melo (responsável por sua ida ao município) e Raimundo Filho, que entendeu a grandeza desse Projeto Internacional.
O ambientalista Jorge de Moura teceu elogios aos Mobilizadores do NUCA, Assistência Social, Educação, Saúde e Parceiros, sem eles não teríamos chegado ao atual patamar de sucesso. Agradeceu os que fazem o UNICEF no Estado do Ceará e os parceiros do Selo UNICEF.
Esta Edição do Selo UNICEF foi atípica para o Município de Pacujá, houve uma drástica e nociva ruptura política que afetou em cheio os trabalhos da atual edição porém, estamos de cabeças erguidas e de consciências tranquilas, nós, fizemos o nosso dever de casa e bem feito, mostramos com garro o compromisso com essa terra porque temos responsabilidades sociais e, fica a lição, que próximo gestor, siga os passos dos dois gestores citados, estes sim, são dignos de elogios porque tiveram acima de tudo, compromisso com sua terra e com seu povo.
Esta foi a opinião do ambientalista Jorge de Moura especialmente para o blog do Amaury Alencar e o site Matheus Repórter Cariri, o qual agradecemos e antecipamos os nossos PARABÉNS aos municípios que serão reconhecidos com o Selo UNICEF, uma das mais importantes e cobiçadas Certificações Públicas Internacional. O Município de Pacujá, no Ceará, fez o que estava ao seu alcance.