A solenidade acontece por iniciativa da deputada Martinha Brandão (Cidadania). Em seu requerimento, a parlamentar destaca que o Sindsaúde foi fundado em 30 de outubro de 1941 e que se consolida como entidade representativa dos trabalhadores do nível médio da saúde, de todos os vínculos empregatícios.
“Um sindicato forte e atuante, que conta hoje com mais de 18 mil filiados em todo o Ceará. Com mais de oito décadas de organização da categoria, essa entidade resistiu aos anos sombrios da ditadura militar, num ambiente em que falar em direitos dos trabalhadores era considerado crime”, ressalta.
Ela lembra ainda a atuação durante a pandemia de covid-19. “Enquanto os profissionais da saúde cumpriam com coragem a sua missão de ajudar a salvar vidas, o Sindsaúde se manteve atuante e vigilante para identificar as demandas da categoria e buscar soluções em meio à pandemia” explica.
A deputada frisa ainda a luta para que o piso salarial da enfermagem chegue a todos os profissionais da área, sobretudo àqueles do setor privado, onde ainda tem sido negado esse direito. “É assim que o Sindsaúde chega aos 83 anos de existência. Uma história marcada por muito trabalho e suor em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, pontua.
Durante a sessão solene, serão homenageados profissionais e representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Ceará (Sindsaúde) por suas contribuições.