André Barreto (PT) votou na Universidade Regional do Cariri (URCA), no campus Pimenta, na manhã deste domingo. Foto: Antonio Josimar II
Rogério Brito
O atual vice-prefeito do Crato, André Barreto (PT), foi eleito prefeito do município, neste domingo (6). Com 100% das urnas apuradas, o petista verificou 48,75% dos votos válidos, enquanto Aloísio Brasil (União Brasil) teve 46,96%, e Lucas Brasil (PSDB) 4,3%. O vice-prefeito eleito é o promotor de Justiça aposentado Dr. Leitão (PSB).
O petista encabeçou uma chapa situacionista em Crato. Ele é apadrinhado pelo atual prefeito, Zé Ailton Brasil (PT), e contou ainda com o apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Elmano de Freitas (PT). Sua coligação, “O Crato não pode parar”, é formada pela Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) e mais 14 partidos.
André Barreto tem 55 anos, é formado em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi secretário municipal de Saúde e, em 2016, eleito vice-prefeito do Crato, na chapa encabeçada por Zé Ailton Brasil. Em 2020, foi reconduzido ao cargo em nova dobradinha com Zé Ailton.