Após constatação de urânio nos poços profundos do distrito de Trapiá, o Governo do Estado anunciou, dentre as principais medidas, que fará um plano de amostragem mais robusto e completo para todo o município de Santa Quitéria, de forma a inspecionar a qualidade da água que está sendo distribuída para a população. Tais testes já eram feitos mensalmente, porém com este novo fator, também inspecionará se há ou não urânio em outras regiões quiterienses.
"Nesta primeira fase, é realizado o mapeamento, com cartografia, dos pontos em que será realizada a coleta. As novas amostras devem ser reunidas no início de novembro, com novo processo de análise conduzido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) e Instituto Evandro Chagas (IEC)", afirmou em nota ao A Voz de Santa Quitéria. Foi o instituto paraense que confirmou, em 14 das 15 amostras, a concentração até sete vezes acima do valor permitido.
Em relação ao distrito, o abastecimento está assegurado através de 15 carros-pipa diários e a adutora vinda do açude Araras começa a funcionar nesta semana, com aproximadamente 16 km de extensão e previsão de bombeamento de 18m³ por hora.
Um plano de contingência está sendo executado para minimizar os efeitos e paralelo a isso, sob vigilância de um comitê emergencial e acompanhado também pelos moradores, inclusive com a visita de técnicos de saúde.
A voz de Santa Quitéria