O Dia do Médico Veterinário no Brasil foi celebrado na manhã desta sexta-feira (11/10), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Médicos veterinários e outros profissionais da área foram homenageados na sessão solene que atendeu a solicitação dos deputados Missias Dias (PT), De Assis Diniz (PT), Antônio Henrique (PDT), Cláudio Pinho (PDT), Queiroz Filho (PDT), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Larissa Gaspar (PT).
A profissão e o trabalho desenvolvido vão muito além das clínicas e consultórios veterinários destinados a animais domésticos. Os médicos veterinários atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal; na agropecuária; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercer atividades para análise de solo, de água e de saneantes destinados ao uso domiciliar; realizar pesquisas em alimentos; participar da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre muitas outras.
O deputado Missias Dias destacou a importância desses profissionais no campo. Segundo ele, é necessário sempre haver um médico veterinário qualificado, tecnicamente capacitado, para cuidar dos animais e, consequentemente, da saúde humana. “O médico veterinário hoje cumpre um papel de prevenção à saúde humana, cuidando para que nós não venhamos a adoecer. Mas, mais do que isso, o médico veterinário fortalece uma cadeia importante para garantir a soberania alimentar do nosso povo”, pontuou.
O parlamentar lembrou ainda da atuação dos médicos veterinários no combate à febre aftosa nos rebanhos, garantindo maior segurança e saúde para os humanos que consomem carne bovina, por exemplo. “Mas, acima de tudo, dá uma garantia maior aos produtores terem um comércio mais adequado, capitalizando e com vendas paras mercados externos. A febre aftosa traz consequências econômicas, e esse combate quem faz são o veterinário e a veterinária que estão lá em campo”, observou.
O deputado De Assis Diniz, que também participou da solenidade, enfatizou que os médicos e médicas veterinários são parte importante no desenvolvimento da pecuária brasileira e cearense, sobretudo se pensar que atuam com base na ciência, na tecnologia e na inovação. “O médico veterinário faz parte de todos os ciclos, razão pela qual reconhecer e homenageá-lo é parte da valorização. Mas essa valorização precisa ter um olhar técnico, profissional, com o engajamento que eles merecem”, disse.
De Assis Diniz destacou ainda que, atualmente, o Ceará vive um ciclo de desenvolvimento na agricultura e pecuária, e o reflexo do trabalho dos médicos veterinários é o valor que se agrega ao que é produzido, além da valorização ainda maior da profissão.
Já a deputada Larissa Gaspar parabenizou as médicas e médicos veterinários que atuam no Ceará, reafirmou o compromisso de lutar pelos direitos da categoria e destacou a importância da atividade desenvolvida para o bem-estar animal, agropecuária e garantia da qualidade dos alimentos de origem animal. “Profissional fundamental para a saúde humana, saúde animal e a preservação do meio ambiente”, afirmou.
O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE), Daniel de Araújo Viana, revelou que o órgão relaciona mais de cem possibilidades de atividade para os veterinários, profissionais que estão no “centro da saúde pública”, tendo atuado, inclusive, durante a pandemia de covid-19.
De acordo com Daniel Viana, os profissionais participam de todos os processos da cadeia de produção alimentar, até a chegada aos supermercados. “Nossa atuação é importante para a economia do País como um todo. Nós estamos no topo da produção de pescados, de aves, de leite e na produção de carne bovina. E nosso Ceará é hoje livre de febre aftosa, de vacinação. Então isso é um orgulho para a nossa profissão”, declarou.
O presidente do CRMV-CE lembrou ainda que no dia 9 de setembro de 1933, por meio do Decreto n.º 23.133, o então presidente Getúlio Vargas promulgou o primeiro decreto que regulamentou a profissão e a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no País.
Patrícia Gomes de Matos Teixeira é presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Sindagri) e do Sindicato dos Médicos Veterinários do Estado do Ceará (Sinvet). Conforme ela, o médico veterinário não cuida apenas da saúde animal, mas dos seres humanos também. “Hoje falamos de saúde única, pois não existe saúde do humano sem cuidar do ambiente onde ele está. E o único profissional que está inserido em todo este contexto é o médico veterinário”, frisou.
O Governo do Estado foi representado na solenidade pelo presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Elmo Aguiar, que enalteceu a importância dos profissionais veterinários para a saúde da população, dos animais, dos rebanhos e destacou importância do trabalho para o desenvolvimento do Ceará.
Vinte e quatro profissionais foram homenageados na solenidade. Entre eles, gestores de cooperativas, representantes de conselhos e de cursos de Medicina Veterinária, sindicatos, instituições de vigilância ambiental e médicos veterinários, como a senhora Maria Helsyane Azevedo, primeira médica veterinária do Ceará.