Na noite desta sexta-feira, 25, o Doutor Álvaro Neto tomou posse como diretor local da Associação Médica Cearense - AMC. Com a reativação da entidade no Cariri, os profissionais da medicina terão mais um suporte na defesa dos seus direitos, bem como na promoção de capacitações, garantindo mais qualificação para os seus associados.
A solenidade aconteceu no auditório do Instituto de Educação Médica - Idomed (antiga FMJ), e contou com a presença do Presidente da AMC, Dr. Ricardo Pessoa, e de diversas autoridades da região. Durante o evento, cinco personalidades com grande contribuição na medicina caririense foram homenageados: Cícero Robério Araújo Motta, João Correia Saraiva, José Correia Saraiva, Maria das Graças Nascimento Silva e Raimundo José Arruda Bastos.
Doutor Álvaro Madeira Neto é médico sanitarista, Especialista em Gestão em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein; Atualmente é Chief Medical Officer (CMO) da Fundação Otília Correia Saraiva (FOCS). É também, Coordenador Geral do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte FMJ-IDOMED; Professor do MBA em Gestão de Sistemas de Saúde da Unichristus; Diretor da Associação Médica Cearense (AMC/Federada AMB); e Membro Titular da Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (ABRAMPAS). Atuou como Coordenador do projeto de implantação do Centro de Terapia Intensiva em Timor Leste, no Sudeste Asiático, a convite do Presidente José Ramos-Horta, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1996.
A AMC
Fundada em 1913, a AMC tem desempenhado um papel essencial na promoção da medicina de qualidade e na defesa da dignidade profissional dos médicos no estado do Ceará. Atualmente, a AMC conta com 5.000 médicos dentre seus membros, consolidando-se como uma entidade de referência no fortalecimento das práticas médicas e dos serviços de saúde oferecidos à população cearense.
( Flávio Pinto)