Barbalha avança na saúde e torna-se referência na formação de médicos psiquiatras

Blog do  Amaury Alencar
0




 O município de Barbalha celebra um marco histórico com a recente aprovação do programa de residência médica em psiquiatria da Universidade Federal do Cariri (UFCA) pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Este é o primeiro programa de residência em psiquiatria comandado por uma universidade federal no semiárido nordestino, um passo importante para a interiorização da formação de médicos especialistas em saúde mental na região.


O programa visa contribuir para a fixação de médicos formados localmente e também para atrair profissionais de outras regiões que desejam desenvolver carreira na psiquiatria, fortalecendo o atendimento especializado em saúde mental na cidade de Barbalha e em todo o Cariri. Com a chegada do curso, novos médicos serão integrados à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), com atuação especialmente nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Barbalha – CAPS III, CAPS AD e CAPS Infantojuvenil –, proporcionando à população um atendimento gratuito de alta qualidade e acessível.

Tudo isso também se deve às estruturas, investimentos, produções, organização e boas condições de trabalho no CAPS III, CAPS AD e CAPS Infantojuvenil de Barbalha. Além disso, é fruto de esforços de longo prazo de profissionais como os psiquiatras e professores Dr. Cristenes Sanches e Dr. Aécio Alves, com o suporte essencial do reitor da UFCA, Silvério Freitas, do professor Sávio Samuel, coordenador da Comissão de Residências, e do poder público municipal, representado pela RAPS de Barbalha e seu diretor, Tiago Figueiredo.

A residência médica beneficiará, além de Barbalha, as cidades de Crato e Juazeiro do Norte, abrangendo diferentes níveis de complexidade no atendimento. O programa contará também com o apoio da clínica-escola e da Faculdade de Medicina da UFCA para atividades formativas. O objetivo final é capacitar psiquiatras para atender de forma qualificada a população do Cariri e das cidades vizinhas, oferecendo, durante a formação, um serviço de saúde mental baseado em preceitos científicos e focado no bem-estar da comunidade.

Barbalha reafirma, assim, sua posição como referência em saúde e como um importante polo científico no país, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população do Cariri. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)