O Ceará terá 583 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Apenas no Interior, serão 343 contratos na modalidade rural, beneficiando, inclusive, duas cidades da região do Cariri: Aurora e Barro.
Já as 240 moradias na Capital serão contratadas com os recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), com um valor total de R$ 40.797.637,03.
A autorização para a contratação de propostas de construção referentes às novas unidades do MCMV foi publicada em três novas portarias publicadas nesta segunda-feira, 14, no Diário Oficial da União (DOU).
Além destas novas moradias, a Capital receberá mais 200 casas do programa habitacional.
Em âmbito nacional, a proposta de construção abrange 16.500 casas pelo MCMV. A expectativa é de que cerca de 66 mil brasileiros obtenham a casa própria em 21 estados das cinco regiões.
Do total, 11.203 estão enquadradas na modalidade rural, 3.904 na modalidade urbana financiada pelo FAR e 2.203 na modalidade Entidades, financiada pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
De acordo com o programa, os lares enquadrados na modalidade rural tem o objetivo de beneficiar agricultores familiares, trabalhadores rurais e comunidades tradicionais, que são projetadas para atender às necessidades específicas na vida do campo.
Já para as moradias subsidiadas pelos recursos do FAR e FDS, a previsão é de que todas as casas e apartamentos sejam construídos em áreas urbanas consolidadas ou em expansão, com acesso à rede elétrica, saneamento, educação, saúde, dentre outras questões.
MCMV: Veja os empreendimentos anunciados no Ceará
Fortaleza - Residencial Guajiru 1: 240 unidades
Acaraú: 28 unidades
Aurora: 50 unidades
Barro: 50 unidades
Itarema: 28 unidades
Itatira: 37 unidades
Tejuçuoca: 50 unidades
Umirim: 100 unidades
As portarias não informaram os nomes dos empreendimentos no interior do Estado.
O Povo