Os técnicos dos Escritórios Regional e Local de Brejo Santo-CE estão realizando um trabalho junto aos pequenos produtores rurais, com a finalidade de selecioná-los para participarem do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais (Programa Fomento Rural), contemplando os de baixa renda do meio rural, com uma atividade rural que proporcione ganhos econômicos necessários à sua sobrevivência. Cabe aos técnicos da Ematerce identificarem essas famílias e mobilizá-las no sentido de aumentar a capacidade produtiva de alimentos e consequentemente renda familiar, melhorando a segurança alimentar e nutricional da família e ampliando o acesso às políticas públicas e aos serviços básicos disponíveis. Nos municípios de Brejo Santo-CE, Porteiras-CE, Milagre-CE e Aurora-CE, o Programa Fomento já beneficiou 19 agricultores(as), com criação de animais de pequeno porte como: galinha caipira poedeira e para postura, ovinos, caprinos e suínos. Desde 2012, a Ematerce incluiu no Programa de Fomento Rural 43.600 agricultores, em todos os municípios do Ceará, informou o assessor estadual do programa, Engenheiro Agrônomo, Marcondes Oliveira.
O Engenheiro Agrônomo da Ematerce, José Edson afirmou que: “Identificados e selecionados os beneficiados, os técnicos da Ematerce elaboram um sucinto projeto, definindo a atividade a ser explorada. Cada família terá direito receber o valor de R$ 4.600,00, em duas parcelas iguais, que custeará a aquisição de alguns animais de pequeno porte e também a construção de estrutura mínima para manter a criação. Podem ser beneficiados pelo Programa Fomento Rural, as famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal, residam no meio rural, tenham renda até R$ 218,00/mês, estando, assim, em situação de pobreza e as beneficiárias do Bolsa Família”.
Nos municípios citados, visitamos três projetos bem-sucedidos. O sítio Onça, com área de 1/3 de hectare, de propriedade do casal Cícero e Eliane Alves, contemplado com 10 suínos de corte e a construção de uma pocilga. No sítio Barreira Branca, com área de 1,0 hectare, o Sr. Raimundo Gomes preferiu adquirir 5 ovinos e construção de um aprisco, construção de cercas e compra de vermífugos. Já no sítio Barreira Branca II, de propriedade da senhora Marilene dos Santos, com 1,5 hectare, foram comprados 6 caprinos para engorda e corte. O projeto foi elaborado com o objetivo de ampliar o criatório de ovinos existente.