Crédito: FCO FONTENELE |
A região do Cariri cearense registrou uma média diária de 25 novas micro e pequenas empresas (MPEs) de janeiro a setembro deste ano.
Ao todo, foram mais de 6,7 mil novos negócios abertos. Os dados, que são da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), foram divulgados nesta terça-feira, 29/10/2024, na Rádio CBN Cariri.
O levantamento mostra que o setor de serviços é responsável por 63,36% das aberturas.
“Ao nos depararmos com esses números, sabemos que essas empresas são o grande motor do desenvolvimento, porque elas geram emprego, renda e arrecadação, para que o poder público possa melhor direcionar as políticas de desenvolvimento e avanço dos territórios”, afirma o presidente.
Sobre o desempenho e continuação dessas MPEs, Eduardo pontua que o planejamento deve ser bem executado ainda no início.
“Nós estimulamos que o empreendedor busque o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) para obter apoio na elaboração de um plano de negócio”.
Segundo ele, o projeto inclui a dimensão e as expectativas sobre a receita, expectativas de despesas, elaborar a dimensão do tamanho da produção, o giro de estoque, dentre outras questões.
“Também temos números de fechamento de empresas, só que eu não tenho aqui na ponta da língua esses dados. Mas o importante é nós termos um balanço sempre de que as aberturas de empresas sejam maiores do que o fechamento, tendo então um resultado sempre positivo na geração de negócios na região”.
Em relação ao cenário no Estado, a abertura de micro e pequenas empresas captou uma alta de 4,5%, de janeiro a setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao todo, foram abertas 85.096 micro e pequenas empresas nos nove primeiros meses do ano, ante 81.428 em período equivalente ao de 2023.
Fonte: O Povo