Ceará projeta aumento de vagas no comércio para o final do ano

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Com a aproximação das festas de fim de ano e o aquecimento das vendas, o comércio se prepara para movimentar a economia cearense e gerar oportunidades de trabalho para milhares de pessoas. Uma dessas pessoas é a autônoma Ingrid Alves, de 27 anos. “Estou buscando emprego e vejo nesse momento uma oportunidade para me firmar já que o comércio abre sempre vagas temporárias”, disse. O Ceará está se preparando para uma expansão significativa nas vagas de emprego no comércio nos próximos meses. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), mais de 60% dos novos vínculos formais no setor são gerados entre setembro e dezembro, com um pico esperado em novembro.


Em 2022, novembro concentrou mais de 40% das novas contratações formais no comércio, enquanto em 2023, o volume foi de 24%. A expectativa é que esse comportamento se repita em 2024, impulsionado pela demanda de fim de ano, especialmente pelas vendas de Natal, que aquecem a economia e aumentam o número de contratações temporárias.
O comércio é um dos maiores geradores de empregos formais no estado, ficando atrás apenas do setor de serviços nos últimos dois anos. Renan Ridley, secretário do Trabalho em exercício, destacou que os trabalhadores que buscam uma vaga no comércio devem estar atentos às competências exigidas. “Gostar de trabalhar com o público, ter capacidade de trabalhar com metas e em equipe são diferenciais importantes, além de iniciativa e disposição para aprender”, orienta o secretário.


Outro ponto positivo para os jovens que buscam uma primeira oportunidade no mercado de trabalho é que o setor costuma abrir muitas vagas para aqueles sem experiência. Segundo Renan Ridley, essa é uma oportunidade para que novos trabalhadores ganhem experiência e, muitas vezes, consigam se manter no emprego após o término do contrato temporário. “Cerca de 20% a 25% dos temporários são efetivados, pois os empreendedores costumam reter os talentos que se destacam durante esse período”, comenta.
O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) também está contribuindo com a abertura de mais de 500 vagas em diversas funções no comércio, como consultor de vendas, vendedor interno, estoquista, repositor e operador de caixa. As vagas estão disponíveis em municípios como Fortaleza, Sobral, Crateús e Juazeiro do Norte. Os interessados devem procurar uma unidade do IDT/SINE, levando CPF, RG, comprovante de endereço e currículo atualizado. Na avaliação do economista e sócio da Repense Inteligência Financeira, Bruno Henrique, nos três últimos meses do ano as empresas começam a se planejar para black friday e festas de final de ano. “Com isso tem todo um planejamento que começa bem antes das festas. As empresas começam a contratar, pois, existe a necessidade de treinamento, ambientação dos negócios e isso traz uma euforia para a economia. As perspectivas são boas, já viemos de um período de eleições que também movimenta bastante a economia”.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)