A Companhia de Gás do Ceará (Cegás) vai promover, no próximo dia 18, das 14 às 17 horas, em seu auditório, o seminário “O Biometano e o Gás Natural na Transição Energética”. O encontro reunirá pesquisadores, empresários e fornecedores do mercado de gás, formadores de opinião no setor privado e público que lidam com o tema de energias renováveis e inovação.
A palestra de abertura do evento terá como tema “Os desafios da transição energética no Brasil e o papel do Biogás no contexto de economia de Baixo Carbono”, e será proferida pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.
O seminário faz parte das comemorações dos 31 anos da Cegás, que acontece neste dia, e conta com o apoio do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), Universidade Federal do Ceará e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Um dos objetivos do seminário é disseminar informações sobre o acesso a recursos voltados a inovações para aplicações em projetos de tecnologias e energias como biometano e o gás natural, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e ideias em prol da concepção de novos projetos no estado do Ceará.
O evento visa também identificar possíveis projetos sobre Biometano e gás natural no estado do Ceará enquadráveis nas linhas de financiamento disponíveis, considerando essas possibilidades como suporte financeiro ao desenvolvimento dos referidos projetos.
Pioneira
A Cegás foi a primeira distribuidora de gás do Brasil a injetar biometano em sua rede de gasodutos. Desde 2018, cerca de 15% do gás distribuído pela Companhia é produzido a partir da decomposição de resíduos sólidos acumulados no Aterro Sanitário de Caucaia.
A Cegás foi constituída com o objetivo de fornecer Gás Natural canalizado e soluções energéticas para o desenvolvimento do Ceará. Com uma rede de gasodutos espalhados pelo Estado, a Companhia fornece essa importante fonte de energia para indústrias, comércio, veículos e residências.
SERVIÇO
*Horário: Das 14 às 17 horas
*Cegás – Avenida Washington Soares, 6475, Edson Queiroz – Fortaleza
*Inscrições clique aqui.
Jornalista Eliomar de Lima