Cidade do Interior do Piauí já conquistou quase 300 medalhas em Olimpíada de Matemática

Blog do  Amaury Alencar
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As provas da 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram aplicadas neste sábado, 19

As provas da 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram aplicadas neste sábado, 19 Crédito: Alexandre Campbell/Impa


Um município localizado no Interior do Piauí tem ganhado destaque pelo desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). Com quase 300 medalhas ao longo de 18 anos participando de edições da olimpíada, Cocal dos Alves é conhecido como "capital da Matemática". O município tem cerca de 6 mil habitantes e fica distante cerca de 300 km de Teresina. 

Conforme o Ministério da Educação (MEC), a edição deste ano teve a participação de mais de 18 milhões de alunos, desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Integraram a competição 55,3 mil escolas públicas e privadas, em 99,8% dos municípios brasileiros.

Um dos destaques da cidade é o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, que reúne quase todas as medalhas conquistadas Cocal dos Alves na Obmep. A atuação do professor Antônio Cardoso do Amaral é inspiradora.

Ao portal do Impa, ele falou que "a Obmep salvou a minha vida como professor. Sem ela, eu teria desistido da sala de aula”. 

Em 2005, quando participou pela primeira vez da Obmep, o professor emplacou 25 classificados na fase final e levou 17 prêmios, entre medalhas e menções honro­sas. Com o resultado, ele passou a se dedicar ainda mais na preparação dos alunos para a olimpíada e, consequentemente, a acumular conquistas.

Olimpíada contribui para estimular o estudo da matemática

A Obmep foi criada e é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

 Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

Segundo o MEC, outros objetivos da iniciativa são "promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica". O que permite que um maior número de estudantes brasileiros acesse material didático de qualidade.


                                                       o Povo 

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