A vitória de Evandro Leitão (PT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza nesse domingo, 27, representa, obviamente, o êxito para o PT e todos os partidos que apoiaram sua candidatura, mas se torna um pouco mais significativa para um clã político: os Gomes de Aguiar, de Tauá.
Filha de Patrícia Aguiar (PSD), prefeita reeleita de Tauá – e que assume o cargo pela quinta vez – Gabriella Aguiar, eleita vice-prefeita na chapa de Evandro, agora é uma representação do clã de sua família no Executivo de Fortaleza.
Gabriella faz parte do PSD, o mesmo partido de seu pai, Domingos Filho – que é presidente da legenda no Ceará, ex-deputado estadual e ex-vice-governador -, e do irmão, deputado federal Domingos Neto. A sigla, em 2024, conseguiu eleger 16 prefeitos no Ceará, incluindo Naumi Amorim, em Caucaia, ficando em terceiro no ranking estadual.
Neta de Domingos Aguiar, ex-prefeito de Tauá, Gabriella disputou sua primeira eleição em 2022, e venceu, chegando na Assembleia Legislativa, por onde sua mãe e seu pai já passaram. Foi eleita com 83.128 votos, sendo a 9ª deputada estadual mais votada do Ceará no pleito.
Em menos de dois anos na Casa Legislativa, Gabriella já deixa o cargo para assumir a vice-prefeitura de Fortaleza, em janeiro de 2025, expandindo a atuação do clã Gomes de Aguiar para além do Interior do Estado e de Brasília, chegando, agora, na quarta maior capital do Brasil.
Detalhe – Na foto, da esquerda para a direita, Domingos Neto, Gabriella Aguiar, Patrícia Aguiar, Domingos Filho