A secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha (PDT), anunciou seu apoio ao candidato Evandro Leitão (PT) para a Prefeitura da Capital, através das redes sociais, neste sábado (12). O segundo turno em Fortaleza será disputado entre Leitão e André Fernandes (PL). A decisão de Dalila contrasta com a posição do prefeito José Sarto (PDT), que se declarou neutro na disputa, e do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), que apoia Fernandes.
Em sua justificativa, Dalila expressou preocupação com os “retrocessos” que as políticas implementadas pelas gestões de Sarto e Roberto Cláudio podem sofrer caso Fernandes seja eleito. “Por acreditar nesta Fortaleza mais justa, igualitária e inclusiva, preocupo-me com os retrocessos que podemos sofrer nas políticas estruturadas pelas gestões do ex-prefeito Roberto Cláudio e do prefeito Sarto”, escreveu.
Dalila também destacou que, conforme a decisão do PDT de permitir que os filiados escolhessem livremente seus candidatos, ela declara seu “voto em Evandro Leitão
Reempossada como secretária de Educação na semana passada, após uma candidatura a vereadora onde obteve 9.599 votos e ficou na suplência, Dalila se posiciona em um cenário de divisões dentro do PDT. Após Sarto declarar neutralidade e liberar os filiados, o partido se dividiu entre os apoios a André Fernandes e Evandro Leitão. Um exemplo dessa divisão é o líder da base de Sarto na Câmara Municipal, Iraguassú Filho (PDT), que está ao lado de Evandro, enquanto o vice-líder, Didi Mangueira (PDT), apoia Fernandes.
Um dos destaques dos apoios dentro do partido é o de Roberto Cláudio a Fernandes, especialmente considerando que as propostas de Fernandes incluem o fim de projetos consolidados pela gestão do ex-prefeito, como as ciclofaixas e a Agência de Fiscalização (Agefis).
Confira nota na íntegra:
Ao longo da minha trajetória como servidora pública, sempre defendi os valores democráticos, a responsabilidade social e o respeito a todas as pessoas. Como uma defensora da educação pública, tenho o privilégio de, há quase 8 anos, caminhar ao lado de líderes que transformaram a nossa Cidade ao priorizar a educação como base para o seu desenvolvimento. E é por acreditar nesta Fortaleza mais justa, igualitária e inclusiva que, no cenário polarizado e difícil em que nos encontramos, preocupo-me com os retrocessos que podemos sofrer nas políticas estruturadas pelas gestões do ex-prefeito Roberto Cláudio e do prefeito Sarto.
Aos queridos profissionais da Educação de Fortaleza, gostaria de reforçar que, em conformidade com a decisão do meu partido, o PDT, de permitir que suas lideranças se posicionem individualmente, declaro meu voto em Evandro Leitão.
CGMAIS