Próximo dia 24, das 8 às 16h, o FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA - UNICEF, realizará um dia de ação educativa, esse encontro estadual tem por objetivo, a disseminação e reconhecimento das atividades desenvolvidas por adolescentes dos Municípios do Selo UNICEF que se destacaram nas áreas de mudanças climáticas, enfrentamento às violências, entre outros. Estarão presentes meninos do NUCA de 40 municípios que levarão a Capital do Estado um casal de adolescentes, o mobilizador do NUCA e o Articulador, que mais se destacaram nessas atividades.
Todos os municípios inscritos no Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024, realizaram atividades porém, os municípios escolhidos foram os que mais se destacaram nas ações climáticas, dentre os 40, os 34 integrantes do PIA - PROJETO PRIMEIRA INFÂNCIA ANTIRACISTA, foram selecionados.
O Articulador do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 do Município de Pacujá, Zona Norte do Estado, ambientalista Jorge de Moura, se diz feliz com Pacujá, os adolescentes e crianças do município ousaram nas atividades em prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga, sendo a Educação Ambiental Como Fator de Integração Social e Cultural a coluna central das atividades, o incentivo a plantação de espécies nativas e o trabalho em prol das Manchas Verdes Urbanas da Caatinga que é um marco dessa atividade, que faz a diferença no município, o apoio aos integrantes do grupo de adolescentes e crianças do Projeto Jovens Caatingueiros que trabalharam a Revitalização do Olho d'Água de São Tomé, foi o maior de todos os feitos além do mais, o trabalho de conscientização sobre o consumo consciente e medidas simples como a economia de água e energia elétrica, cujos impactos positivos na renda familiar, traz outros fatores notáveis ao Meio Ambiente.
Coleta de sementes nativas, conscientização sobre os efeitos danosos ao Meio Ambiente, a derrubada de árvores nativas, queimadas, veneno e poluição são debatidos constantemente nas comunidades. A participação dos jovens e crianças nas campanhas educativas de cunho ambiental é hoje uma realidade que mudou a cultura local. Afirma com euforia o ambientalista Jorge de Moura, que finaliza com essa frase impactante: "O SELO UNICEF ESTÁ TATUADO NO CORAÇÃO DE PACUJÁ, POR SEUS EFEITOS POSITIVOS QUE IMPACTARAM NO SEIO DA SOCIEDADE".