O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), está apoiando Evandro Leitão (PT) no segundo turno da disputa para a Prefeitura de Fortaleza. O posicionamento do gestor foi confirmado nesta segunda-feira (14) e difere do prestado por Capitão Wagner (União Brasil), que está favorável à eleição de André Fernandes (PL).
Roberto Pessoa e Evandro se reuniram com lideranças da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como os deputados estaduais Júlio César Filho (PT) e Leonardo Pinheiro (PP). O encontro foi responsável por oficializar o apoio do prefeito de Maracanaú ao candidato do PT em Fortaleza.
Nas eleições deste ano, a chapa de Roberto Pessoa em Maracanaú foi apoiada pelo Partido dos Trabalhadores, que desistiu de sua candidatura no município.
Dessa forma, a posição de Pessoa difere da que foi tomada por Capitão Wagner, presidente estadual do União Brasil. Na última sexta-feira (11), o ex-candidato a prefeito oficializou seu apoio a André Fernandes, mas afirmando que era uma decisão pessoal e não do partido por completo. Nesta segunda, a chapa de vereadores da sigla também aderiu, em sua totalidade, à candidatura do deputado federal do PL.
Entre 2023 e 2024, Wagner foi secretário de saúde da gestão de Roberto Pessoa. Ele deixou a pasta no início deste ano para concorrer às eleições em Fortaleza, colocando sua irmã, Vanderlange de Sousa, como substituta.
Dentre os vereadores do União Brasil está Rene Pessoa (União Brasil), neto de Roberto Pessoa, que concorreu ao legislativo da capital cearense. A reportagem entrou em contato com sua assessoria para saber se seu posicionamento seria o mesmo do avô ou dos correligionários em Fortaleza, mas ainda não foi obtida uma resposta.