FIEC apresenta simulador desenvolvido pelo Observatório da Indústria em evento sobre Reforma Tributária

Blog do  Amaury Alencar
0


Federação das Indústrias do Estado do Ceará

 Uma ferramenta desenvolvida pelo Observatório da Indústria, com o objetivo de auxiliar empresários a compreenderem as mudanças na legislação, será apresentada durante o evento Reforma Tributária: Discussões e Simulações, dia 5 de novembro, em uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com a SM Consultoria.

O evento reunirá especialistas para debaterem os impactos do novo modelo de tributação de consumo sobre os negócios. A mediação será do presidente do Conselho de Economia, Finanças e Tributação (COFIN) da FIEC, Emílio Moraes.

A programação incluirá palestras do tributarista e diretor-presidente do Grupo SM, Sérgio Melo; da procuradora-geral da Fazenda Nacional, Denise Lucena; do conselheiro titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Fredy José Gomes de Albuquerque; e do advogado Hugo de Brito Machado Segundo, membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários (ICET) e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

“Desde que se iniciou o processo de transformação da legislação, o presidente Ricardo Cavalcante sempre teve um objetivo que era criar algo simples que pudesse ajudar a direcionar as empresas nessa mudança, com utilização das novas alíquotas. Junto com o Observatório, ajudamos a desenvolver um simulador que pode se adaptar a diversos tipos de indústria. Então, nesse evento, teremos a participação de grandes palestrantes que vão falar sobre o que está sendo votado no Congresso Nacional, além da EC 132/2023, que já passou a fazer parte da Constituição, e iremos apresentar o Simulador da Reforma Tributária”, comentou Emílio Moraes.

Simulador

Em agosto, o Observatório da Indústria da FIEC lançou o Simulador da Reforma Tributária, uma ferramenta digital que permite que os empresários insiram dados específicos de seus negócios, considerando o regime de tributação em que operam (SIMPLES Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), e tenham em mãos uma comparação entre o cenário atual com a projeção da tributação pós-reforma.

O simulador possibilita, ainda, a visualização de indicadores financeiros relevantes, como o impacto no lucro e no crédito tributário gerado, permitindo a geração e impressão de relatórios personalizados com os dados calculados.

                                             Jornalista Eliomar de Lima 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)