Uma arara-vermelha (Ara Chloropterus), animal em risco de extinção na fauna brasileira, foi resgatada em uma residência, nesta sexta-feira (18), no Bairro Serrinha, em Fortaleza. Outras aves também foram resgatadas como dois papagaios, periquito, azulão, graúna, curica e trinca-ferro. Dois homens, de 33 e de 37 anos, foram presos em flagrante por crimes de tráfico de animais silvestres ameaçados de extinção, maus-tratos a animais e associação criminosa
Segundo a polícia, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), recebeu denúncias de que um local abrigava animais ameaçados de extinção. Diante da informação, os policiais civis se deslocaram para o endereço indicado, onde identificaram o funcionamento de um cativeiro.
Conforme as investigações, os animais eram mantidos em local sujo e úmido, em pequenas caixas sem ventilação e luz solar. Dois homens, que possuem extensa ficha criminal por crimes ambientais, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, roubo, receptação e associação criminosa, foram presos.
Diante do flagrante, os suspeitos foram conduzidos para a DPMA, onde foram autuados por tráfico de animais, maus-tratos a animais e associação criminosa.
Todos os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), onde passarão por avaliação de biólogos e médicos veterinários, para posterior soltura na natureza.
Arara-vermelha estava em uma residência junto com outras aves. — Foto: SSPDS/Divulgação
G1 CE