Neste sábado (26), o Aterro da Praia de Iracema recebe um dos maiores eventos católicos do Brasil, o Evangelizar É Preciso. O momento, que tem como idealizador o padre Reginaldo Manzotti, chega a sua décima sétima edição, reunindo quase 2 milhões de pessoas.
A 17ª edição traz como “Livrai-nos do mal” e lema “Jesus nos dá força e nos livra do mal” (2TS 3,3). O evento, que ocorre anualmente em diversas capitais do Brasil, iniciou-se em Fortaleza em 2008 e, desde 2015, faz parte do calendário oficial de eventos do Ceará. Durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta (24), com a presença do Arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, quando questionado sobre o motivo de ter escolhido a capital cearense para realizar o Evangelizar É Preciso, padre Reginaldo afirmou que não sabe o motivo exato, mas que o povo cearense foi um povo que o acolheu.
“O povo cearense foi um povo que me acolheu, acolheu no sentido de que me deixou entrar na vida pessoal, e houve essa empatia, a gente não sabe o porquê. A gente não sabe por que Deus escolheu Fátima, não sabemos porque Deus escolheu Lourdes, não sei porque Deus escolheu a cidade do México, eu não sei porque Deus escolheu a Praia de Iracema para ser um lugar de milagres e prodígios. O fato é que as pessoas, talvez no começo, iam para ver o padre, hoje não mais, eles vão para ver quem o padre traz, Jesus Cristo, isso não tem erro, é uma benção”, afirmou o padre Reginaldo.
O padre Reginaldo também destacou que, este ano, ele tem muitos motivos para celebrar a décima sétima edição do evento, dentre eles, o principal foi sua recuperação. No ano passado, após finalizar o Evangelizar em Fortaleza, ele teve que ser internado para realizar uma cirurgia na coluna, e devido a complicações após o procedimento, o sacerdote precisou ficar 4 meses de cama e quase foi parar na cadeira de rodas.
“Então, voltar para Fortaleza andando uma vez que eu quase fui para a cadeira de roda, e era fato, eu perdi o movimento da perna direita e perdi a continência urinária era clássico do caso de cadeira de roda. Então, esse evangelizar para mim é de muita gratidão a Deus”, destaca o sacerdote.
O evento começa por volta de meio-dia com o Terço Mariano e, no decorrer da tarde, acontecerão apresentações musicais, Santa Missa, adoração ao Santíssimo e se encerra com o show de evangelização de Reginaldo Manzotti.
Parceria solidária
Além de promover um encontro centrado em fé, oração e música, o Evangelizar é Preciso incentiva a solidariedade por meio da doação de sangue, em uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
A Diretora-geral do Hemoce, dra. Luciana Carlos, destaca que a doação de sangue precisa ser constantemente lembrada, mostrando para as pessoas a importância desse gesto e a parceira com o evento soma uma força maior para levar essa mensagem.
“Esse momento tem uma importância muito grande porque é um momento que comunica com muita gente de uma forma muito forte. Então, a gente ter o Padre Reginaldo ter o nosso arcebispo aqui de Fortaleza falando, lembrando as pessoas da importância da ação de sangue dá uma renovada, para que as pessoas queiram realmente voltar a doar para que aquelas pessoas que nunca doaram possam pensar porque não fazer isso”, afirma Dra. Luciana.
Programação
12:00 – Abertura;
12:20 – Terço Mariano com Carol Tormena;
13:00 – Show Danilo Dyba;
13:30 – Show George Morais e Ticiana de Paula;
15:00 – Terço de Jesus das Santas Chagas com Padre Renato Redeson;
15:30 – Momento Arquidiocese com Grupo Entretons, Padre Vicente, Padre Antônio Furtado e Padre Helano Samy;
16:30 – Ministério Evangelizar é Preciso;
17:00 – Santa Missa presidida por Dom Gregório Paixão;
18:45 – Adoração ao Santíssimo Sacramento com Padre Reginaldo Manzotti;
20:00 – Show Padre Reginaldo Manzotti.
SERVIÇO
XVII Evangelizar É Preciso Fortaleza, com Padre Reginaldo Manzotti. Data: 26 de outubro de 2024 (sábado). Local: Aterro da Praia de Iracema
Horário: A partir do meio-dia.
Por Dalila Lima