O Governo do Estado vai ampliar as ações para fortalecer a regionalização da saúde com a construção de três novos hospitais nas Regiões Centro Sul, Sertões de Crateús e Maciço do Baturité. Hoje, o Governo mantém quatro grandes complexos hospitalares – Vale do Jaguaribe, Cariri, Norte e Sertão Central.
A Secretária de Saúde do Estado, Tânia Coelho, em entrevista ao Jornal Alerta Geral, relata que há poucos dias o Governador Elmano de Freitas assinou a ordem de serviço para construção do Hospital Regional em Cratéus e, na cidade de Iguatu, foi feita a desapropriação do terreno onde será construído o Hospital da Região Sul.
Tânia revela, ainda, que até o mês de dezembro, será assinada a ordem de serviço para construção do Hospital Regional do Maciço do Baturité.
Segundo a secretária Tânia Coelho, o investimento na regionalização da saúde permite aos moradores dos Municípios disporem de exames e cirurgias mais complexas sem a necessidade de deslocamento para Fortaleza.
PARCERIAS COM OS MUNICÍPIOS
Durante a entrevista, Tânia Coelho destacou que, com os hospitais regionais, a rede de saúde básica mantida pelos Municípios fica menos sobrecarregada, garantindo, assim, um atendimento mais rápido para a população. A Secretária de Saúde afirma, ainda, que, em 2024, por meio de parcerias, o Governo do Estado está repassando R$ 500 milhões aos Municípios para manutenção dos hospitais municipais.
Ceará Agora