Governo Federal destina R$ 772 milhões para 55 novas escolas em tempo integral e retomada de 106 obras paradas no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0


A presidente do Fundo Nacional de Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, revelou, nesta quarta-feira (2), em entrevista,  que o Governo Federal está destinando um montante de R$ 772 milhões para a construção de 55 novas escolas de ensino em tempo integral e retomada de 106 obras que estavam paradas em cidades do Interior e da Grande Fortaleza.

 Dessas obras, de acordo com a presidente do FNDE, 72 foram deferidas e 34 já foram concluídas. Outras 169 obras estão habilitadas e serão retomadas nas parcerias com os Municípios.

Um dos entraves para reinício das obras, segundo Fernanda Pacobahyba, é regularização dos terrenos. Na lista de obras, estão creches e escolas de ensino infantil.

Fernanda lembra que a retomada das obras foi um compromisso assumido pelo Governo do presidente Lula, que se transformou em uma das maiores prioridades da gestão do Ministro da Educação, Camilo Santana, e passou a ser realidade a partir das parcerias com os Municípios.

A presidente do FNDE destaca, ainda, o compromisso do Governo Federal em manter atualizado o repasse de recursos para os Municípios e para as empresas manterem as obras em ritmo de normalidade, garantindo, assim, o fluxo normal de verbas, o pagamento de salários para os trabalhadores, aquecendo ainda mais a economia local.

‘’Esse é o ponto de honra. As obras estão espalhadas por todo o Ceará. As empresas recebem a tempo para manter os seus canteiros de obras, fazendo com que os trabalhadores receberam os seus salários em dia”, observa a presidente do FNDE que, na entrevista ao Jornal Alerta Geral, fala sobre outras ações do MEC no Ceará, como o Programa Caminho da Escola, que, em 2024, garantiu 111 novos ônibus para o transporte escolar. Desses veículos, 30 já foram entregues e outros 81 serão entregues após as eleições municipais.

‘’Ao assumirmos o Governo, nós tínhamos quase 6.000 obras paradas ou inacabadas na educação básica e esse plano é bem complexo porque são muitas obras, cada uma com as suas peculiaridades, algumas obras com muito tempo de paralisação, outras mais recentes.

                                    Ceará Agora 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)