O deputado federal José Guimarães, um dos fortes nomes do PT Ceará, afirma que o partido deve buscar aliança do PDT e do União Brasil na corrida do segundo turno na capital cearense. Evandro Leitão (PT) apurou 34% dos votos válidos e disputará a Prefeitura contra André Fernandes (PL) que obteve 40% dos votos válidos.
“Esse era o nosso objetivo, Evandro no segundo turno. [...] estamos de parabéns e vamos restabelecer o confronto entre duas personalidades distintas, entre dois legados distintos e vamos mostrar quem é quem. Olho no olho nessa campanha”, afirmou o petista após confirmação do segundo turno.
O prefeito José Sarto (PDT) e o ex-deputado federal Capitão Wagner (União) ficaram em terceiro e quarto lugares, respectivamente. Após uma campanha marcada por troca de acusações entre os quatro candidatos mais cotados para um segundo turno, as alianças agora são peça que podem ser decisivas ao resultado final em Fortaleza.
“Segundo turno é uma nova eleição. Temos que sentar nacionalmente com PDT e União Brasil para buscar um envolvimento de todos. Até porque os dois participam do governo do presidente Lula. Temos que sentar e conversar”, completou o deputado.
Após um histórico rompimento entre alianças do PT e PDT durante as eleições para governo estadual, o atual prefeito Sarto vem fazendo constante oposição ao governo de Elmano de Freitas (PT) e, durante a campanha, atribuiu ao partido a atual situação enfrentada pela segurança pública da capital cearense.
Já no campo de direita, Wagner, que antes era o principal nome bolsonarista na Capital, perdeu o protagonismo para Fernandes, sobre quem fez fortes criticas por julgá-lo imaturo para assumir a Prefeitura de uma cidade.
o Povo